Professor da FGV publica na Europa sobre o futuro da gestão

Professor da FGV publica artigo na Europa sobre o futuro da gestão

O professor da FGV, Alexandre Faria, foi um dos destaques da edição do dia 2 de julho de 2014, do jornal português Público. Ele publicou o artigo “Para onde vai o Brasil no campo da gestão?”, em que analisa os rumos que países emergentes, bem como grandes potências estão tomando no que diz respeito ao campo da gestão.

Para Faria, a gestão do mundo pelos EUA por meio da inserção de países que supostamente estavam atrasados tem sido marcada por controvérsias e seguidas crises. Intervenções militares e de soft power foram mobilizadas para superar eventuais “resistências”, alternativas e contra-movimentos no resto do mundo. O pressuposto de que quem comanda a gestão do mundo também comanda o mundo da gestão está em crise e o ocaso dessa grande ilusão significa uma “grande virada” da gestão que o Brasil não pode desprezar.

“Como parte do processo de gestão da inserção, a literatura de gestão descreveu e analisou os avanços das economias emergentes (em especial os BRIC) e de países “periféricos”, como Irlanda ou Polónia, como evidências do êxito da nova ordem neoliberal. O desempenho de corporações do resto do mundo passou a ser descrito e analisado como evidência de que todos poderiam chegar ao futuro desde que os modelos fossem aplicados de forma eficiente e rápida”, explicou ele no artigo.

Leia o artigo na íntegra.

Prof. Alexandre Faria

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645