Professor da FGV analisa os desafios do segundo mandato da presidente Dilma

Professor da FGV analisa os desafios do segundo mandato da presidente Dilma

Professor do Centro de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas, Matias Spektor analisa os desafios do segundo mandato do governo Dilma para a política externa brasileira, além de comentar sobre expectativas para os próximos quatro anos.

Spektor chama a atenção para uma possível aproximação do governo americano, tendo em vista a presença de Joe Biden, vice-presidente do país, na cerimônia de posse da presidenta Dilma. Isso é algo que, em alguma medida, se contrapõe à instabilidade na relação entre os dois governos, acentuada após o escândalo de espionagem norte-americana em destaque no ano passado.

Ainda que a aproximação não defina necessariamente um estreitamento nas relações entre os países, Spektor explica que o interesse de aproximação entre eles é raro. No entanto, segundo o professor, é uma boa movimentação política para que os Estados Unidos se mostrem favoráveis a interagir e estreitar seus laços com países emergentes como o Brasil e a Índia. O professor ressalta que esta relação ainda é permeada por incertezas e estremecimentos em seus principais alicerces.

Fonte: FGV

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645