Produção de alimentos deve dobrar até 2050

ü  Atividade agropecuária tem que crescer em 70% para atender demanda e o Brasil apresenta condições promissoras

ü  Mão de obra desqualificada empaca economia do setor

O mundo precisa comer e a estimativa é de que a produção de alimentos aumente ainda mais nos próximos 40 anos. Isso é o que apresenta o relatório de ‘Recursos Mundiais: Criando um futuro Sustentável para Alimentação’, publicado pelo Programa das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento, o Meio Ambiente, o Banco Mundial e o Instituto de Recursos Mundiais.

Mesmo com a prática do consumo sustentável, será necessário aumentar em 70% a produção de alimentos para suprir essa demanda. Isso porque a população mundial deve crescer de 7 bi para 9,6 bilhões de pessoas. O Brasil apresenta condições de crescimento e terra agricultável para aumentar a produção em até 40%, apresentando estimativas muito superiores a de outros países. Isso é o que diz o pesquisador Matheus Kafouri (IBE Conveniada FGV). “Até 2050 teremos que produzir 70% a mais de alimentos. Quem vai produzir isso? Existe terra agricultável disponível? O Brasil tem. Apesar de todos os entraves, temos condições de expandir”, declara.

Desafios

Nos últimos 50 anos a população urbana praticamente triplicou. Nesse período, o consumo de grãos aumentou 185% e o de carnes 433%, enquanto a área agrícola expandiu apenas 11%. “Assim a agricultura está diante de um importante desafio e o Brasil tem um papel fundamental. O reflexo desse entrave é o preço”, diz Matheus Kafouri.

Capacitação

A atividade, entretanto, envolve mais do que plantio e os profissionais da área devem procurar capacitação em áreas de negócios e administração. “Hoje tudo é amarrado. Antes do plantio, há a estratégia para que a atividade dê resultados. O mundo voltado dentro da porteira está evaporando e se apresenta cada vez mais complexo. Competências que vão além saber produzir se fazem cada vez mais necessárias”, diz Kfouri.

O setor agro, também é carente de líderes capacitados a lidar com o aumento do consumo e produção de maneira eficaz e sem desperdícios. “Estratégias de negócios são tão importantes quanto estratégias de ganhos de produtividade. Gerenciar riscos e rentabilidade de negócios estão diretamente relacionadas à eficácia da atividade”, completa.

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645