Power BI

No mundo de hoje, uma das maiores demandas dos negócios é por dados em tempo real com visualizações criativas, capazes de cativar, despertar o interesse e de fácil assimilação pelo observador.

Isso se dá pois, através desses dados são tomadas todas as decisões relevantes da empresa: desde a concepção do produto ao planejamento estratégico.

Para suprir essa demanda, foi criado o Microsoft Power BI.

Confira em nosso artigo um pouco mais sobre essa ferramenta e veja seus benefícios!

O que é o Microsoft Power BI?

O Microsoft Power BI é uma ferramenta de visualização baseada em nuvem. Ele é uma forma de maximizar o valor dos dados em nuvem e fornecer informações valiosas sobre as operações de negócios. É também um serviço de análise que permite aos usuários analisar e interpretar dados para aumentar a eficiência.

Aproveitando os grandes data centers e os combinando com ferramentas de visualização e exploração de dados fáceis de usar, praticamente qualquer usuário pode obter a vantagem de tornar seus dados melhores e tomar decisões mais rápidas com esses fluxos de trabalho.

O Power BI permite aos usuários uma variedade de painéis fáceis de usar, fornece relatórios interativos e oferece visualizações atraentes que dão vida aos dados. Da mesma forma, ajuda a tomar decisões de negócios em ritmo acelerado, pois as informações analisadas estão prontamente disponíveis para a força de trabalho.

Além disso, todo o desempenho do negócio pode ser visualizado a partir de um painel também disponível para usuários de dispositivos móveis, o que facilita o processo de monitoramento de dados e de negócios importantes.

Veja como o Power BI preenche as lacunas entre os dados e a tomada de decisões e aumenta a produtividade dos negócios:

Cria incríveis experiências de dados – você pode facilmente se conectar, modelar e visualizar seus dados, criando relatórios personalizados com sua marca. Obtenha respostas rápidas e baseadas em IA para suas perguntas de negócios – mesmo quando fizer perguntas em linguagem coloquial.

Facilita insights baseados em dados de suas maiores implantações de BI – o Power BI permite que você aproveite ao máximo seus investimentos em big data conectando-se a todas as suas fontes de dados com escala para analisar, compartilhar e promover insights em sua organização, mantendo a precisão dos dados e segurança.

Auxilia na tomada de decisões com confiança – trabalhe em conjunto facilmente com os mesmos dados, colabore em relatórios e compartilhe percepções em aplicativos populares do Microsoft Office, como Microsoft Teams e Excel, capacitando todos em sua empresa a tomar rapidamente decisões baseadas em dados que conduzam ações estratégicas.

Benefícios do Power BI

O Microsoft Power BI oferece esses recursos incríveis para que você tome decisões de negócios confiáveis ​​e trabalhe sem esforço. Confira alguns dos seus benefícios:

  • Início rápido: você pode obter insights rapidamente com uma configuração simples, sem treinamento e painéis já inclusos.
  • Publicação e compartilhamento simplificados: no lugar de enviar arquivos grandes por e-mail ou colocá-los em uma unidade compartilhada, os usuários podem carregar relatórios e visualizações para o serviço Power BI e você pode atualizar os dados sempre que o conjunto de dados subjacente for atualizado.
  • Informações em tempo real: os painéis são atualizados em tempo real, conforme os dados são enviados ou transmitidos. Isso dá aos visualizadores a capacidade de resolver problemas e identificar oportunidades rapidamente. Qualquer relatório ou painel pode exibir e atualizar dados em tempo real.
  • Capacidade de personalizar a navegação do aplicativo Power BI: Um recurso de “experiências de navegação do aplicativo” oferece aos usuários o poder de personalizar a navegação para ajudar os visualizadores a encontrar conteúdo rapidamente e compreender as relações entre diferentes relatórios e painéis.
  • Capacidade de personalizar recursos de segurança: você pode configurar filtros de acesso de segurança em nível de linha (RLS) para garantir que os visualizadores vejam apenas os dados relevantes para eles, reduzindo o risco de as pessoas verem dados que não deveriam.
  • Integração do Google Analytics: reúne informações sobre como as pessoas estão interagindo com seu site.
  • Integração com a Cortana: as integrações embutidas do Power BI funcionam com o assistente digital da Microsoft, a Cortana. Os usuários podem fazer perguntas verbalmente em linguagem natural para acessar tabelas e gráficos. Isso pode ser especialmente útil para usuários com dispositivos móveis.
  • Inteligência artificial: o Power BI tem recursos integrados de IA. Os usuários podem acessar o reconhecimento de imagem e análise de texto, criar modelos de aprendizado de máquina e integrar com o Azure Machine Learning.

Serviço do Power BI

Se trata de um serviço em nuvem hospedado pela Microsoft que permite aos usuários visualizar painéis, relatórios e aplicativos – um tipo de conteúdo que combina painéis e relatórios relacionados – usando um navegador da web ou por meio de aplicativos móveis para iOS e Android.

Desktop

O Power BI Desktop é uma ferramenta de criação de relatórios e análise de dados gratuita que você instala em um computador com sistema operacional Windows.

Ele pode se conectar a mais de 70 fontes de dados locais e na nuvem para transformar informações em visuais interativos. Cientistas e desenvolvedores de dados trabalham com o Power BI Desktop para produzir relatórios e disponibilizá-los para o serviço Power BI.

Com ele você pode:

  • Conectar-se aos dados
  • Transformar e modelar os dados
  • Criar tabelas e gráficos
  • Criar relatórios e painéis que são coleções de recursos visuais
  • Compartilhar relatórios com outras pessoas usando o serviço Power BI

Pro

A versão Power BI Pro é um software baseado em nuvem que cobra uma taxa mensal. A maior diferença entre o Power BI Desktop e o Power BI Pro é sua capacidade de colaborar com outros usuários do Power BI e distribuir relatórios e visualizações para outros assinantes em toda a organização.

Ele permite os seguintes recursos:

  • Incorporar recursos visuais do Power BI em aplicativos do Power BI
  • Compartilhar dados, painéis, visualizações interativas e relatórios com outros usuários
  • Criar espaços de trabalho para colaborar com colegas para criar coleções de painéis e dados em tempo real
  • Habilitar o compartilhamento ponto a ponto – uma maneira de compartilhar painéis ou relatórios publicados com pessoas fora da organização que têm uma licença do Power BI Pro

Premium

Ao contrário do Power BI Desktop e Pro, o Power BI Premium não é um aplicativo. O Premium oferece à organização espaço e capacidade em uma nuvem hospedada pela Microsoft para compartilhar relatórios.

Uma organização pode escolher como aplicar sua capacidade dedicada, alocando-a com base no número de usuários, necessidades de carga de trabalho ou outros fatores – e aumentar ou diminuir conforme necessário.

Com o Power BI Premium, os usuários têm:

  • Flexibilidade para publicar relatórios em uma empresa, sem exigir que os destinatários sejam licenciados individualmente por usuário
  • Maior escala e desempenho do que capacidade compartilhada no serviço Power BI
  • A capacidade de manter ativos de BI no local com o Power BI Report Server
  • Uma superfície de API, um conjunto consistente de recursos e acesso aos recursos mais recentes para análises integradas

Como se pode ver, o Microsoft Power BI oferece uma variedade de recursos para que você e sua empresa possa analisar, compartilhar e armazenar os dados. Através dele você conseguirá obter insights poderosos e ter maior facilidade para tomar decisões baseadas em dados.

Quer saber mais sobre este e outros assuntos? Acesse nosso blog e mantenha-se atualizado!

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0