Por que pessoas tóxicas conseguem ser promovidas?

Por que pessoas tóxicas conseguem ser promovidas? – Elas sabem se relacionar — essa competência as ajuda a exercer influência sobre os outros

Você já deve ter se questionado como aquele colega de trabalho que todos odeiam conseguiu uma promoção. Essas pessoas podem ser extremamente manipuladoras, impulsivas, isentas de qualquer sentimento de culpa e empatia, egocêntricas e narcisistas, mas uma habilidade elas possuem: sabem se relacionar e exercem certa influência sobre os outros.

Não é fácil lidar com uma pessoa tóxica. Esse tipo de profissional, quando assume um posto de liderança, causa uma série de inconvenientes aos colegas de trabalho e pode resultar, inclusive, em pedidos de demissão.

Para os demais, pode ser frustrante presenciar colegas de trabalho avançando na carreira dessa maneira. Um estudo recente publicado no Personality and Individual Differences analisou a influência política de funcionários considerados tóxicos. Essa habilidade, segundo a pesquisa, pode ser entendida como uma competência social positiva que ajuda nos relacionamentos, influenciando terceiros e demonstrando uma certa astúcia.

Foram entrevistados 110 trabalhadores em Cingapura, nos mais diversos setores e cargos. A pergunta a ser respondida era “como você vê a sua habilidade de se relacionar no trabalho?” Além disso, foi estabelecido o fator H, que indicava o quanto a pessoa era humilde na sua resposta. As pontuações mais baixas nesse indicador eram exatamente aquelas vistas como tóxicas.

Os chefes das empresas também foram entrevistados. Surpreendentemente, essas mesmas pessoas que tinham habilidades políticas bem desenvolvidas eram muito bem avaliadas pelos seus superiores.

É uma tarefa extremamente difícil prevenir que pessoas consideradas tóxicas sejam promovidas. Também é válido lembrar que, em alguns casos, esse tipo de profissional pode ser muito útil para a empresa. Exemplo disso é uma empresa que precisa reduzir custos demitindo funcionários. Muitas pessoas podem lidar com essa necessidade de forma emotiva, o que tende a deixar o ambiente de trabalho mais tenso do que o normal. Nessa situação, uma pessoa que possui pouca empatia consegue não se desestabilizar com a situação.

Para os profissionais que buscam uma promoção mas não conseguem, é importante desenvolver as habilidades políticas de relacionamento. Saber transitar entre diversos grupos ajuda a causar uma boa impressão, além de fazer com que você seja lembrado constantemente por pessoas diferentes.

Alguns têm mais facilidade com essa competência, outros precisam desenvolvê-la ao longo da vida. Mas o importante é saber que é possível melhorar seu desempenho e conseguir uma promoção.

Fonte: Época Negócios

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645