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Por Que Investir Em Estrategias De Marketing Digital

Quem ainda resiste a divulgar sua empresa na internet está correndo um sério risco de ficar para trás no mercado. Tão presente na vida das pessoas, principalmente após o advento das mídias sociais e aplicativos de smartphone, a web tornou-se um importante canal de divulgação das marcas, e as estratégias de marketing digital figuram como uma alavanca propulsora de negócios.

Como o mundo tornou-se digital, a sociedade está vivendo em uma era de hiperconexão. As pessoas relacionam-se via internet, consomem conteúdos dos mais diversos tipos, fazem pesquisas de compras e estão informadas sobre as marcas. Se você não ainda não está investindo no meio digital, cuidado: certamente seus concorrentes estão.

Para que você compreenda o poder de investir em estratégias de marketing digital, continue lendo este artigo e entenda como a internet pode ser um celeiro para seus negócios!

Por que abraçar estratégias de marketing digital?

O portal alemão de estatísticas Statista revelou que, em janeiro de 2019, quase 4,4 bilhões de pessoas eram usuários ativos da internet, dos quais 3,5 bilhões estão conectados às mídias sociais. China, Índia e Estados Unidos estão à frente de todos os outros países.

Em outro estudo, o qual mostra a escalada vertiginosa do uso de smartphones no mundo (2009-2022), o Statista aponta que, em 2022, o número de pessoas que estarão utilizando smartphones deve superar 1,5 bilhão. Hoje, já são 1,42 bilhão de usuários.

De acordo com a pesquisa, o sucesso dessa indústria pode ser atribuído à crescente popularidade de vários sistemas operacionais-chave, em especial Android e iOS. Até o final de 2016, essas duas empresas detinham mais de 95% da participação global do mercado de smartphones, com o Android sozinho controlando mais de 80%. No entanto, a indústria de smartphones chinesa parece ser uma grande concorrente e deseja dominar o mercado nos próximos anos.

Dados como esses confirmam a importância de abraçar estratégias de marketing digital. Como as redes estão em constante movimento e proporcionam a obtenção de dados reais, “não apenas mudou a forma de criar anúncios, mas principalmente de impactar a jornada dos consumidores potenciais rumo ao fechamento do negócio. Agora, o jeito ideal de fazer as vendas aumentarem é estar onde seus consumidores estão, e não necessariamente esse é um lugar físico”, afirma artigo da revista Forbes sobre o futuro do marketing digital.

Quais são as vantagens dessas estratégias?

Confira a seguir alguns benefícios de adotar estratégias de marketing digital.

Visibilidade online

O marketing digital fará sua empresa estar presente em todos os pontos de contato online do seu cliente. Produção de conteúdo, seguidores ativos nas redes sociais, anúncios pipocando nos sites mais visitados e ranqueamento no Google são algumas das alternativas para isso. Tudo vai depender do seu objetivo e de como a estratégia será planejada.

Melhor segmentação do público

Ao passo que as mídias convencionais disparam anúncios de forma coletiva, baseando-se em estimativas macro de público, com as estratégias de marketing digital é possível direcionar suas ações para seus consumidores em potencial de forma muito mais efetiva.

Como é possível mensurar o comportamento do público a partir de suas interações na web, você consegue dados consistentes para que seus anúncios apareçam para quem tem mais chance de prestar atenção em você.

Crescimento das chances de retorno financeiro

Como as campanhas de marketing digital são altamente mensuráveis, torna-se muito mais eficiente o cálculo do Retorno sobre Investimento — Return on Investment (ROI). Esse método pode ser usado em diversas ações, como marketing de conteúdo, e-mail marketing, redes sociais, links patrocinados e Search Engine Optimization (SEO). Assim, é possível investir nos melhores canais, potencializar a conversão de consumidores em potencial (leads) e aumentar os lucros.

Destaque perante os concorrentes

Como as estratégias de marketing digital permitem conhecer o perfil do seu consumidor ideal (persona) e orientar sua jornada de compra, é possível criar campanhas que destaquem você de seus concorrentes. Com o Inbound Marketing, por exemplo, é possível conquistar o interesse de clientes por meio de conteúdos relevantes e educativos.

Como o marketing digital pode ser implantado em sua empresa?

A seguir, elencamos algumas das estratégias de marketing digital mais utilizadas no mundo e que você pode adotar para sua organização.

Produção de conteúdo

A mais eficiente das estratégias de marketing digital em 2018, segundo especialistas, foi a produção de conteúdo, ou Inbound Marketing, como dissemos. Por meio da criação de conteúdos relevantes em mídias sociais, você se torna referência em determinado assunto. Com isso, fortalece sua marca e atrai potenciais clientes para seu negócio.

E-mail marketing

Trata-se de uma comunicação consistente entre sua empresa e os consumidores em potencial via e-mail. Diferentemente da mala direta, o e-mail marketing permite a troca de mensagens de maneira direta e próxima, e pode render alto retorno financeiro por um baixo custo. Tem as seguintes funções básicas:

  • Nutrir, educar e engajar leads;
  • Promover seus conteúdos;
  • Vender;
  • Criar relacionamento entre consumidores e clientes efetivos.

O conteúdo das mensagens pode ter diferentes formatos, tais como:

  • Atualizações de blog;
  • Newsletter;
  • Convites para eventos;
  • E-mails de nutrição (fornecimento de conteúdo relevante de seu blog).

Mídias sociais

Além do seu blog, o Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube, entre outros, são excelentes ferramentas para seu marketing digital. Com milhões de usuários e públicos tão variados, é possível ampliar a visibilidade do seu negócio e conseguir vendas. Para isso, é necessário conhecer as estratégias de cada mídia e traçar um planejamento para que os algoritmos sejam usados a seu favor.

Big Data e Inteligência Artificial

Big Data consiste no grande volume de dados gerados por aplicativos, sites e qualquer interação online. Eles permitem a criação de métricas que orientam a efetividade das estratégias de marketing digital. Por meio da Inteligência Artificial, esses dados são processados rapidamente, e sua empresa consegue saber quais ações potencializam resultados.

SEO

Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca, o SEO refere-se às estratégias de produção de conteúdo com o objetivo de que o posicionamento de seu site melhore em buscadores online e ele seja encontrado mais facilmente. Dessa forma, é possível gerar conversões, como aumento de leads, compras, envio de formulários e agendamentos com consultores.

Como os gestores podem se atualizar?

Com tantas mudanças no mercado acontecendo em tamanha velocidade, o risco de ficar desatualizado é alto. Por isso, todo gestor deve ter em pauta a educação continuada como forma de permanecer antenado em tais transformações e tendências.

Cientes de que uma das grandes dificuldades é justamente a falta de tempo para frequentar cursos regulares, os programas de pós-graduação estão se tornando cada vez mais flexíveis e abordando temas de relevância para os diferentes perfis de gestão.

Dessa forma, instituições renomadas como a IBE Conveniada FGV estão investindo em parcerias internacionais para um programa de ensino completo e arrojado, sem que o aluno precise interromper suas atividades para o estudo.

Agora que você já sabe da importância de investir em estratégias de marketing digital em sua empresa, talvez esteja se perguntando qual é o melhor programa de atualização. Então, antes de ir embora, baixe este e-book e descubra qual é o MBA ideal para o seu perfil!

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