Transformação Digital
transformação digital

Aceitar a transformação digital e saber incorporar todas as suas vantagens para otimizar as operações e relações dentro de uma empresa tornaram-se ações mandatórias na conjuntura global atual. Já se foi o tempo em que a incorporação contínua de estratégias e ferramentas baseadas em novas tecnologias era opcional no universo corporativo. Hoje essas práticas são mais do que necessárias, não só à evolução de uma organização, mas à sua sobrevivência, acima de tudo, em um mercado cada vez mais competitivo.

Dentro desse cenário, a transformação digital aparece como um processo extremamente necessário na trajetória de um negócio, capaz de otimizar todos os seus elos e conduzi-lo a um caminho de crescimento, elevação de performance e novas oportunidades.

Diferentemente do que muitos podem pensar, a transformação digital não se caracteriza apenas pela introdução de práticas ou ferramentas pontuais de otimização de relações e operações dentro de uma empresa. Na verdade, ela exige uma mudança cultural, que permita a integração da tecnologia digital a todas as áreas do negócio.

Transformação digital depende de sinergia

Para que isso aconteça, é imprescindível a sinergia entre todos os departamentos aliada à percepção por parte de todos os colaboradores envolvidos. Isso, devidamente orientados pelas respectivas lideranças, sobre a importância desse novo mindset para a evolução da organização.

Essa nova mentalidade traz a busca e implementação contínua de ideias e soluções legitimamente inovadoras e inteligentes, que impactem positivamente o funcionamento e a entrega de valor ao público-alvo. Para isso, é fundamental repensar e questionar práticas ultrapassadas, investir em experimentação e não ter medo de arriscar. Uma postura inquieta, focada na agilidade operacional e na quebra de padrões antiquados é um grande diferencial na busca pela transformação digital.

Definitivamente não é um caminho fácil ou acomodado, mas a recompensa durante todo esse processo é a melhora da experiência não só dos clientes finais, mas também de funcionários, fornecedores, parceiros e stakeholders – em um ambiente no qual o uso e a interpretação das informações é orientado sempre à entrega de mais valor e à melhor jornada para todos os elos envolvidos.

SAIBA MAIS

Clique aqui e saiba mais sobre o MBA em Gestão: Inteligência de Negócios Digitais

Clique aqui e saiba mais sobre o CEO FGV, programa exclusivo com módulo em parceria com o mediaX at Stanford University

Continue a leitura do nosso artigo para entender os impactos provocados pela transformação digital, além de compreender as melhores maneiras de utilizar isso a favor de um negócio! Veja a lista que separamos para você:

– Ganho de acessibilidade

– Comunicação mais eficiente

– Crescimento da produtividade

– Economia de recursos

– Maneiras para crescer em evidência no mercado

– Contar com uma equipe capacitada

– Garantir agilidade

– Estar atento às ferramentas utilizadas

Empresas brasileiras querem o digital

O Digital Business Transformation Brazil 2019, documento que levanta dados e análises do mercado sobre transformação digital, aponta que empresas nacionais estão buscando companhias do setor de transformação digital para criar sistemas e melhorar experiências de seus usuários.

Segundo o relatório, o mercado está mudando os aspectos dos negócios tradicionais e todos eles está buscando parceiros para o digital. Sejam eles fornecedores para ajudá-los a melhorar seus processos de vendas, design de produto, cadeia de suprimentos ou para o gerenciamento de recursos humanos e outras funções principais. A pesquisa também revela que, no geral, empresas estão em busca de soluções para tornar seus processos mais eficientes com armazenamento em nuvem.

Outra preocupação das companhias, com relevante procura, é com relação à jornada do cliente.  Ainda de acordo com o levantamento do Digital Business Transformation Brazil 2019,  as empresas cada vez mais estão buscando acoplar ferramentas de design thinking em seus processos. Também, outros pontos importantes neste caminho são automação de ações que podem ser feitas por robôs, além de investimentos em inteligência artificial. A proposta, segundo o estudo, não é diminuir custos diminuindo o quadro de funcionários, mas permitir que as ferramentas aumentem a produtividade deles.

A transformação na América Latina

De acordo com a IDC (International Data Corporation), só na América Latina, os investimentos na transformação digital tendem a somar US$ 57 bilhões até 2020, saltando para algo em torno de US$ 2 trilhões em 2021. A consultoria projeta que, em dois anos, a transformação digital (TD), aliada à transformação de negócios (TN), gerará ao menos 450 mil novos postos de trabalho na América Latina. Já um estudo da IFS World feito em 16 países indica que cerca de 90% das organizações têm planos de aumento de investimentos em TD e TN nos próximos anos.

Se este artigo sobre os impactos da transformação digital foi útil para você, confira também o nosso artigo sobre como conquistar a sustentabilidade corporativa em uma empresa!

SAIBA MAIS

As seis competências do líder digital

Como o MBA em Marketing Digital pode alavancar a sua carreira