Como as plataformas de reunião online mudaram nossa forma de trabalhar

Marketing no metaverso: uma oportunidade de inovação e experimentação

Como as plataformas de reunião online mudaram nossa forma de trabalhar! Como mudaram as nossas vidas, não é mesmo?

A pandemia de coronavírus apareceu sem aviso prévio, fechando escolas, comércios e, claro, os escritórios. Essa necessidade de ficar em casa nos ensinou muitas coisas e, entre elas, o quanto a tecnologia pode ser nossa aliada na hora de conectar pessoas e garantir que os processos continuem, mesmo que à distância. Surgiu também a ideia de reforçar a interconectividade, onde é possível se conectar em diversos locais e com diversas pessoas sem que isso seja algo complicado ou muito custoso.

No texto de hoje, vamos falar do Zoom e das plataformas de reunião online, que mudaram completamente a maneira como nos reunimos e como lidamos com o dia-a-dia no trabalho. Veja abaixo!

Como o zoom e as plataformas mudaram a rotina no trabalho

Hoje, vamos falar do Zoom Meetings como uma das principais plataformas de reunião online, mas há muitas outras, como o Google Meet e também o bom e velho Skype, que foi procurado por diversas empresas.

Mas o destaque fica para o Zoom por um motivo bastante óbvio: a plataforma virou sinônimo de reunião online, quase um adjetivo em substituição à ferramenta: “Vamos marcar um Zoom mais tarde?”. Isso fez com que houvesse um crescimento de 169% de Receita na empresa responsável pelo Zoom, fazendo que, mesmo em meio à pandemia, ela lucrasse muito e passasse a ser essencial para muitos negócios.

E as mudanças foram gigantescas, como:

  • Garantir que fosse possível fazer reuniões de qualquer lugar do país, trocando informações por vídeo com dezenas de pessoas ao mesmo tempo, às vezes até centenas.
  • Realizar aulas online, com os alunos participando e assistindo ao professor de uma maneira muito mais interativa do que acontecia nos EAD’s de antes da pandemia. Hoje em dia, EAD tem se transformado no conceito de aulas remotas, sem mais a ideia de gravar a aula para que o aluno veja depois. Há interatividade, perguntas, professor ao vivo. Isso a pandemia nos trouxe e há grandes chances de que a ideia se consolide em Universidades Brasil afora.
  • Discutir ideias e fazer apresentações pelo próprio Zoom ou outra plataforma. Basta compartilhar a tela e voilá: você apresenta sua ideia sem aquela necessidade de ter um projetor, uma sala específica para isso e todo mundo reunido no mesmo espaço.

 

Como usar o Zoom ou outras plataformas de reunião online?

Plataforma de reunião online Zoom MeetingsO Zoom é uma plataforma gratuita para reuniões com até 100 participantes e duração máxima de 40 minutos. O Google Meet oferece também reuniões com até 100 participantes e de até 1 hora, gratuitamente.

Porém, para as empresas que utilizaram muito este recurso, a melhor solução foi pagar um plano, especialmente aquelas que desejavam ter mais participantes por reunião. Os planos variam de valores de acordo com a necessidade, mas giram em torno de R$149,00 por ano.

Para acessar o Zoom, basta entrar no site oficial ou baixar o aplicativo, assim como acontece no Google Meet. Normalmente, o criador da reunião irá passar um link para os demais participantes entrarem através dele, de maneira simples e fácil. Para que seja possível participar da reunião, o criador deve aceitar, evitando, assim, pessoas que não estão autorizadas.

 

O que aprendemos com o Zoom e com as plataformas de reunião online?

Sem dúvidas, aprendemos muito com a pandemia e com o home office. Descobrimos que nem sempre precisamos de uma equipe in loco para determinadas funções e que a qualidade de vida dos colaboradores pode pesar mais na decisão de manter o modelo híbrido, onde se vai ao escritório apenas para pontualidades.

Por outro lado, há quem se sentiu desgastado com as reuniões online e com a necessidade de estar sempre bem apresentável, mesmo trabalhando em casa. Hoje, já há um movimento onde as empresas começaram a exigir apenas o áudio dos funcionários, sem a burocracia de vê-los em vídeo também.

Seja como for, o mundo mudou e trabalhar do conforto do seu lar já não é mais uma realidade para raros. Hoje, é possível trabalhar em casa todo mundo que tem uma atividade intelectual, onde apenas o computador é essencial.

Se voltaremos ao velho normal, fica difícil responder. Mas que as reuniões online conectam o mundo e permitem uma nova forma de trabalhar, isso não resta dúvidas. Aliás, também não há dúvidas que elas vieram para ficar e tendem a se aperfeiçoarem ainda mais.

Finalizamos este texto com uma reflexão: o Zoom viu uma oportunidade na crise. Como você lida com os desafios: como oportunidade ou obstáculo, ficando paralisado?

No IBE, enfrentamos a crise nos adaptando no primeiro momento até entendermos a extensão do cenário com que estávamos lidando. Logo, adequamos os encontros professores-alunos via web, os eventos e as aulas passaram a ser ao vivo pelas plataformas. Esse processo que nos parecia preocupante, abriu uma janela de oportunidade: alunos de todo Brasil e até exterior poderiam participar dos nossos programas educacionais sem, necessariamente, estarem nas nossas unidades físicas, ou seja, esse novo formato ampliou o acesso à educação executiva e facilitou para muitos que, às vezes, precisavam sair de seus trabalhos e cidades durante a semana e dirigir para outra cidade para estudar.

Agora, eles apenas se conectam nas plataformas e pronto! A distância, o horário de trabalho, entre outros, não são mais impeditivos ao acesso à formação executiva.

Gostou das informações de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645