Pessoas De Sucesso Evitam Pensar Muito; Entenda O Que Acontece

Se você quer uma análise crítica sobre o seu trabalho, tome cuidado para não pensar demais nas mesmas coisas. Caso esteja mentalizando algo repetidamente, chegou a hora de tentar uma nova abordagem.

É compreensível se preocupar se uma ideia é ou não boa o suficiente e acreditar que você pode melhorá-la passando mais tempo pensando nela. Mas quando isso se torna uma obsessão, você está perdendo tempo e energia.

1. A perfeição pode impactar negativamente na sua produtividade

Um estudo com professores mostrou que aqueles que se autodenominaram perfeccionistas publicaram menos artigos e foram menos citados em periódicos do que seus colegas. Sim, a perfeição impacta sua produtividade.

Pergunte-se: “É mais importante ser perfeito ou produtivo?” A perfeição, mesmo que você pense que pode tê-la obtido, é inatingível.

Trata-se de uma meta irreal, uma meta que pode minar sua produtividade e capacidade de fazer as coisas com eficácia e eficiência. Ou seja, você não precisa ser um perfeccionista para ser produtivo. Você não precisa ser um perfeccionista para ser eficaz. Você não precisa ser um perfeccionista para ter sucesso.

2. Você é inteligente

Confie em si mesmo. Você está ocupando esse papel porque tem inteligência para fazer o trabalho.

Você não precisa pensar demais. Acredite em si mesmo. Acredite na sua ideia. Tenha confiança.

3. Você cometerá erros

Você é humano. Você cometerá erros, mesmo que passe o dia pensando sobre o seu trabalho. Não perca seu tempo e energia com isso.

Mesmo assim, saber que sempre existe potencial para erros não o isenta de se esforçar bastante e de dar o melhor de si no trabalho. Você pode ser humano, mas também é inteligente. Coloque sua cabeça para trabalhar.

4. Poucas ideias se tornam melhores pensando mais

As pessoas tendem a pensar que, se fizerem mais brainstorm, terão uma ideia melhor do que a inicial. As pesquisas não só sugerem que isso não é verdade, como apontam que o projeto original passa a ser subestimado.

Pessoas de sucesso fazem brainstorming, mas não exageram. Você pode ter se sentido esgotado após longas horas pensando na mesma coisa. E ainda pode ser que você tenha gastado toda sua energia em uma ideia que não teve nenhuma melhora.

5. Tempo é dinheiro

Nos negócios, tempo é dinheiro. Quanto mais tempo você gasta em uma coisa, menos tempo você gasta em outra. Certifique-se de que está gastando seu tempo da maneira certa.

Alguns trabalhos precisam ser excelentes. Outros só precisam ser bons o suficiente. Pessoas de sucesso são inteligentes para saber a diferença e discernir o nível de esforço e cuidado necessário para cada tarefa ou projeto.

Pensar demais é exagerar, o que significa que é desnecessário. Lute contra o desejo de ser perfeito. Lembre-se de que você é inteligente e, mesmo assim, cometerá erros por ser humano. As ideias não tendem a melhorar com o tempo – e tempo é dinheiro.

Fonte: Forbes

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0