Profissionais Com MBA Têm Salários Maiores

Pesquisa revela que profissionais com MBA têm salários maiores. Uma pesquisa que analisou a média salarial de 2.769 cargos aponta que um MBA aumenta em até 31% o salário. Saiba mais!

Quem está dando os primeiros passos no mercado de trabalho precisa estar de olho no futuro e não se contentar apenas com uma faculdade. É preciso ter mais do que um diploma da graduação para estar ao nível das exigências de um mercado altamente competitivo e que não para de mudar.

O professor de gestão de pessoas da IBE Conveniada FGV e coach de carreira, Vagner Sandoval alerta: “É preciso incrementar o currículo de forma a colocá-lo um passo à frente dos outros. Por este ponto de vista, os recrutadores separam primeiro os profissionais com as melhores formações e especializações”.

Fazer um MBA, Master of Business Administration, além de ser um diferencial, num mercado tão rico em profissionais formados, é uma oportunidade de ascensão na carreira e até mesmo aumentos salariais. Um estudo feito pela Catho apontou que os profissionais com MBA tinham um aumento de 31% no salário, sendo 9% a mais do que os de profissionais com especialização.

Na pesquisa foi revelada a média salarial de 2.769 cargos de 256 áreas diferentes. Segundo ela, o profissional com formação superior, que ocupa um cargo júnior, pleno ou sênior, ganha, em média, uma remuneração de R$ 3.424,71. Já quem tem MBA no currículo recebe cerca de R$ 4.473,70.

Ter um MBA é muito valorizado pelas empresas, porque hoje, a educação formal oferecida pelas universidades e faculdades não acompanha as necessidades de um mercado cada vez mais disruptivo. “As organizações partiram para uma solução mais rápida. Evoluíram em cima do mesmo paradigma anterior e passam a exigir não mais o diploma de curso superior e pós, mas um pomposo título de MBA”, diz o professor da IBE Conveniada FGV  e coordenador do MBA em Gestão Comercial, João Baptista Vilhena.

Ao longo da graduação o profissional tem um embasamento macro, no MBA é desenvolvida uma visão estratégica. Ligia Molina, professora de gestão de pessoas da IBE Conveniada FGV  e coach de carreira, explica: “O RH sabe que a especialização aprimora e alavanca a performance do profissional, de forma que aqueles que estudaram mais conseguem ser mais estratégicos”.

Além disso, ela segue explicando que com a velocidade das mudanças no mercado, as organizações buscam profissionais preparados para antecipar problemas e propor soluções. “As salas de aula da especialização trazem conteúdo atualizado de forma que os alunos conhecem as tendências, novos produtos e estratégias, ampliando sua capacidade de acompanhar essas mudanças e inovar principalmente no atendimento às demandas do cliente”, avalia Ligia.

Segundo explica o presidente da IBE Conveniada FGV, Heliomar Quaresma: “O MBA é indicado para profissionais de nível gerencial que aspirem cargos executivos com grade curricular focada no aprimoramento de competências estratégicas voltadas para a gestão”.

“Quem possui a capacitação necessária torna-se indispensável por seu valor para os empregadores”, destaca o professor de liderança e inovação da IBE Conveniada FGV , Emerson Barboza, que complementa: “Sem contar que as salas de aula são oportunidades para aumentar o networking. “Tanto para quem deseja fazer negócios, conseguir parcerias ou procurar emprego, ter uma rede de contatos de alto nível é essencial”.

Porém, Emerson BZ faz um alerta. “É um equívoco achar que as três letras MBA serão suficientes para dar um upgrade no currículo, aumentar o salário ou arrumar um emprego. Conhecimento é fundamental, mas conhecimento, em si, é nulo se não for aplicado, transformado em algo prático e concluído com experiência para o profissional”, conclui.

Fonte: Catraca Livre

REMOVER TODOS
COMPARE
0