Passo A Passo Veja Como Montar Uma Equipe De Alta Performance.jpeg

As pessoas são a base e o alicerce de qualquer organização, pois são elas que exercem as funções que promovem o crescimento do negócio. Quando o trabalho é realizado por uma equipe de alta performance, é mais fácil atingir metas e conquistar resultados positivos dentro da empresa.

Além disso, um grupo alinhado e fortalecido aumenta a produtividade, amplia o conhecimento e melhora a postura colaborativa. Dessa forma, a realização do trabalho torna-se mais eficiente e otimizado.

Pensando nisso, preparamos este artigo com o objetivo de explicar por que é necessário investir em um time de alta performance e apresentar um passo a passo para tornar isso possível. Boa leitura!

Conheça a equipe

O primeiro passo é conhecer bem cada membro do grupo de trabalho e compreender seus sonhos, suas preferências, o que os incomoda, o quanto estão comprometidos com a empresa, suas ambições, suas competências e metas pessoais e profissionais.

Ter esse conhecimento sobre os colaboradores é uma forma de se envolver com a vida de cada um e construir uma relação de confiança — que é a base para qualquer relacionamento positivo. É a partir dessa segurança que uma equipe de alta performance começa a ser formada.

Além disso, é preciso conhecer os pontos fortes e fracos do grupo e trabalhar em cima de cada um deles. Dessa forma, é possível manter as pessoas motivadas e promover o crescimento da equipe.

Estabeleça metas que possam ser cumpridas

O próximo passo é estabelecer metas que sejam desafiadoras, superáveis e viáveis. Incentive sua equipe a encarar as dificuldades que possam surgir no caminho e deixe claro que eles podem, inclusive, superar os objetivos.

Para isso, valorize o planejamento, estude as possibilidades, elenque as ações que devem ser executadas e defina quais os recursos estão disponíveis para viabilizá-las. Além disso, oriente e motive os colaboradores na busca pelo alvo principal.

Lembre-se de que existem cinco tipos de metas principais que podem ser definidas em uma organização:

  1. metas específicas: têm sentido definido e precisam ser detalhadas;
  2. metas mensuráveis: é necessário definir critérios para medir o nível dos resultados;
  3. metas atingíveis: são metas com uma dimensão possível de ser concretizada;
  4. metas relevantes: geram evolução dentro da empresa;
  5. metas temporais: é preciso definir um prazo de tempo para que elas sejam cumpridas.

Passe confiança

Já citamos que gerar confiança na equipe é um dos primeiros passos a serem dados. Quanto mais confiança o indivíduo tem em si e nos seus colegas de empresa, mais ele se torna criativo, inovador e comprometido com o trabalho.

Pessoas que não se sentem seguras tendem a reprimir suas opiniões, ideias, dúvidas e observações. Isso pode gerar — a longo prazo — uma grande perda de capital intelectual e gerar desmotivação.

Uma boa forma de passar confiança para o grupo é agir verdadeiramente de acordo com o que você exige dos seus colegas de trabalho. Dessa maneira, eles percebem que todos estão alinhados e focados nos objetivos.

Tenha firmeza ao delegar

Delegar uma função não significa confiar cegamente na equipe. É preciso acreditar na capacidade do grupo e saber a quem encarregar as atividades importantes — para que elas sejam executadas da forma mais eficiente possível. Além disso, receber o trabalho certo no momento oportuno evita que o colaborador se frustre com possíveis problemas.

Por mais que delegar tarefas pareça um grande desafio, é necessário mostrar firmeza nas escolhas. A equipe precisa compreender que você está acompanhando o processo e sabe o que cada um está fazendo, quando e de que maneira .

Manter esse contato frequente mostra que você está presente para apoiá-los e zela pelos resultados. Dessa forma, é possível sugerir melhorias, mudança de planos ou, se necessário, cancelar algumas tarefas ao longo do caminho.

Estimule o espírito de equipe

Quando desenvolvem uma boa identificação com o grupo de trabalho, as pessoas tendem a ter uma visão coletiva e passam a compreender que o sucesso delas depende também do sucesso do time. Isso gera empatia, senso de responsabilidade, melhora o relacionamento interpessoal e favorece uma postura cooperativa.

A empresa que consegue criar o sentimento de pertencimento nos seus funcionários conquista maiores vínculos de lealdade e colaboração. Por isso, é importante estimular o espírito de equipe e, com isso, produzir um maior comprometimento dos profissionais.

É preciso entender que ações praticadas em grupo podem produzir resultados ainda mais satisfatórios que práticas individuais, pois ninguém, separadamente, sabe mais que o coletivo.

Forneça feedbacks

Os colaboradores precisam saber como estão se saindo e conhecer os pontos que necessitam ser melhorados. Para isso, é essencial fornecer feedbacks construtivos para todos e buscar elevar a produtividade do grupo de trabalho.

O parecer precisa ser respeitoso e não ter forma de bronca ou lição de moral. Para facilitar, você pode dividi-lo em três fases:

  1. faça um elogio aos trabalhos que foram bem executados. Isso mostra que você sabe reconhecer os pontos de acerto;
  2. faça uma crítica construtiva. Aponte os erros, mas sempre sugira formas de melhorar e se adequar ao que a empresa precisa no momento;
  3. finalize incentivando e dizendo que confia no seu potencial.

Crie um programa de recompensas

Por fim, crie um programa de recompensas que incentive, estimule e motive os profissionais da sua empresa a buscar cada vez mais os melhores resultados. Afinal, saber reconhecer e recompensar o grupo sempre que uma tarefa for bem executada é fundamental.

Não é necessário que a gratificação seja apenas em forma de capital financeiro. É possível oferecer benefícios como folgas, cursos, participação nos lucros, ingressos para cinema ou teatro, passeios ou vale-compras. O importante é escolher a premiação de acordo com o gosto da equipe e com as condições da instituição.

Contar com bons profissionais e aprimorar suas habilidades técnicas é fundamental para montar uma equipe de alta performance. Para oferecer uma maior qualificação à equipe, o ideal é contar com uma instituição de ensino superior que seja conceituada no mercado e possa oferecer cursos aos seus colaboradores e capacitá-los ainda mais.

Se você gostou das nossas sugestões e gostaria de expressar a sua opinião sobre o assunto, deixe um comentário no nosso post!

REMOVER TODOS
COMPARE
0