Não é possível escolher sobre aquilo que desconhecemos!
A falta do autoconhecimento e do conhecimento do mercado pode nos levar a caminhos díspares, que não aqueles que presumimos… A seguir, algumas sugestões do passo a passo para uma opção mais consciente de carreira.
1* Autodescoberta: busque o autoconhecimento, reais potenciais, aptidões, e principalmente interesses concretos a fim de fortalecê-lo em suas escolhas.
2* Reflita: com base no passo anterior, identifique aquilo que realmente o faz vibrar como perspectiva de carreira.
3* Caia na Real: converse com pessoas que tenham grande expertise no setor/área/segmento escolhido. Essas pessoas precisam ser ouvidas quanto a sua visão, experiências, pontos fortes e dificuldades para a construção da carreira em questão.
4* Fundamente: atualize-se quanto às tendências do setor escolhido; assista palestras que contribuam para sua tomada de decisão; Identifique em termos de formação, capacitação e/ou certificações, aquelas que mais adicionem valor ao seu aperfeiçoamento, com vistas ao investimento necessário.
5* Analise: realize a análise custo x benefício de tudo o que foi ouvido, pensado e percebido nos passos anteriores.
6* Decida: é pegar ou largar! Não perca tempo, se tiver certeza, vá em frente. Caso contrário: Pare!
Busque um serviço de aconselhamento. Certamente sairá mais barato que o desperdício de tempo, esforço, investimentos, recursos outros, e a insatisfação de não ter feito a escolha da carreira que de fato o autorrealiza.
-
Anna CherubinaMestre em Gestão de empresas ISCTE – Portugal, MBA e Pós-Graduação em Gestão de Empresas e Pedagoga. Personal e Executive Coach e Coordenadora Acadêmica do curso ANALISTA FGV RH.
Fonte: IDE Alumni