Parcerias estratégicas: agregando valor ao seu negócio

Parcerias estratégicas: agregando valor ao seu negócio

Na sociedade 4.0, muito se tem falado de parcerias estratégicas, ou alianças estratégicas. Esse tipo de negócio que vem sendo feito há anos, ou até séculos, parece ser a palavra de ordem atual. Apesar disso, muitas pessoas ainda ignoram o que sejam ou seus benefícios para a organização.

As parcerias são estratégias cada vez mais usadas por organizações de todos os tipos. Isso porque, cada vez mais, elas buscam maximizar seus negócios.

São diversas as estratégias que podem ser usadas para obter melhores resultados, mas uma relação que visa o ganha-ganha tem muitas chances de ser eficazes.

No mundo 4.0, estar associado de bons parceiros de negócios é essencial para garantir sustentabilidade aos negócios, e por isso, no artigo de hoje, buscamos mostrar como as parcerias estratégicas podem ser usadas para agregar valor ao seu negócio.

Para começar, é válido alertar. Nunca inicie um processo com uma empresa que não possua alinhamento de visão e valor com a sua. A sinergia é fundamental para que os resultados sejam bons.

 

Continue a leitura para entender o assunto com profundidade.

 

O que é parceria

O dicionário online Dicio, define parceria como uma sociedade: acordo, união ou contrato firmado entre indivíduos ou empresas que têm um mesmo propósito e ainda exemplifica: “Governo confirma parceria entre prefeituras e ONGs”.

Para Oxford Language, é uma reunião de indivíduos para alcançar um objetivo comum: companhia ou sociedade. O exemplo também pode servir para a linguagem comum como: “Tom Jobim e Vinícius de Moraes fizeram uma bela parceria”.

No mundo dos negócios, parceria estratégica nada mais é do que somar à parceria um elemento fundamental para sanar uma lacuna de uma organização. Trata-se de unir forças em prol daquele objetivo comum para alcançá-lo mais rapidamente, com menor esforço e resultados maiores.

 

Exemplos de parcerias

No caso de empresas do mercado que desejam firmar parcerias com instituições de ensino, como o Institute of Business Education, podem ser feitos diversos tipos de negócios.

– Parcerias Educacionais

Este tipo de acordo combina teoria com prática a partir do conhecimento gerado na academia com as demandas que o mercado apresenta.

As empresas acessam todos o capital intelectual produzido no ambiente acadêmico enquanto as escolas colocam em prática suas novas metodologias e preparam o mercado com profissionais melhores capacitados.

Essas parcerias podem ser realizadas de diversas formas como apoio, módulos, eventos, seminários, treinamento e outros.

– Parcerias Corporativas

São parcerias realizadas entre empresas que desejam aumentar a qualidade de seus processos e produtos, aumento de produtividade, desenvolvimento de tecnologias e ganhos financeiros.

No novo ambiente corporativo é preciso somar para conquistar. Nem todas as empresas são suas concorrentes. Muitas podem complementar seu portfólio ou potencializar suas competências.

São diversas as oportunidades de cooperação entre empresas. Combinar esforços entre pequenas e médias com grandes corporações é um ótimo exemplo. Já que elas possuem qualidades e dificuldades distintas, ambas podem se beneficiar de uma eventual parceria.

Destaca-se que dentro das parcerias corporativas existem diversas outras classificações, como Joint Ventures, Corporate Ventures, Fusões e Aquisições, dentre outros.

 

Parcerias estratégicas: agregando valor ao seu negócio
Parcerias estratégicas: agregando valor ao seu negócio

Quais são as vantagens de fazer uma parceria estratégica?

A parceria estratégica tem como princípio o fortalecimento da relação com o mercado. Por isso é tão importante entender quem pode somar à sua empresa em vez de pensar que todos podem ser seus concorrentes.

O primeiro passo para que qualquer parceria dê resultado é existir honestidade, lealdade e transparência entre as partes. Não considere apenas os ganhos se notar que não há clareza nos processos, conversas e contrato.

A oportunidade de negócio criada com a parceria também deve ser considerada. Caso não haja ganhos reais, é preferível não concretizar a parceria. Analise, também, quanto custará a parceria lembrando que nem tudo é uma questão apenas de dinheiro. Muitas vezes, os prejuízos podem ser maiores que as vantagens e nenhum dinheiro do mundo trará o valor da sua marca de volta. Por isso, negocie sempre com o parceiro. Uma relação de parceria deve ser de ganha-ganha ou perde-perde, jamais de um contra o outro.

Se a honestidade é tão importante, o sucesso desse tipo de relacionamento comercial está baseado também nas relações que se desenvolverão. Cuide das pessoas, valorize o trabalho de cada uma delas e invista na comunicação.

Mas, antes daquela tradicional foto do aperto de mãos, considere se foram realizados todos os estudos e análises necessários. Possivelmente, o principal motivo para a criação de parcerias são as necessidades que o seu negócio possui e qual o perfil que o seu parceiro precisa ter para suprir suas demandas.

O ideal é achar alguém com práticas que podem ser integradas ao seu processo para que ambos possam ter vantagens, mesmo que ele não esteja no mesmo nicho e contenha apenas um público-alvo com interesse em comum.

Você também precisará mostrar seu potencial para que a estratégia não seja favorável apenas para você. Mostrando os benefícios para ambos, a associação será uma consequência natural.

Vantagens

Maximização da competitividade

Expansão da área de atuação

Fortalecimento com fornecedores

União de competências

Valorização da marca

 

IBE construiu um ecossistema com seus parceiros estratégicos

O grupo IBE possui um ecossistema educacional focado em atender todos os tipos de demandas do mercado e proporcionar uma formação global aos seus alunos. Isso, graças às parcerias estratégicas que construiu para desfrutar das vantagens no modelo ganha-ganha elencadas com esse tipo de negócio.

Esse modelo também constitui uma estratégia poderosa para ser usada por empresas que desejam acelerar seus negócios. Conheça a estrutura que a tradicional escola de educação executiva montou para oferecer serviços em 360 graus para seus clientes/alunos.

 

Fullture
A Fullture é uma escola de formação de profissionais de tecnologia do Brasil. A Fullture nasceu através da visão dos founders, que percebeu a constante evolução que o mercado vem passando e as necessidades das pessoas que estão se transformando a todo o momento.

Saiba mais https://www.fullture.com/

 

Intercoop
A Intercoop Brasil é um ecossistema voltado ao desenvolvimento de cooperativas do Brasil. Nosso foco é a educação de profissionais e cooperados que se capacitam por meio de trilhas de desenvolvimento humano e corporativo. Nossas trilhas de conhecimento transformadoras tratam cada área do cooperativismo e suas particularidades encontrando gaps, propondo soluções por meio do atendimento personalizado e compreendendo as necessidades de cada Coop.

Saiba mais https://intercoopbrasil.com.br/

 

Intersector – Financiamento de Pós-graduação
A Intersector é a maior fintech de financiamento de pós graduação e MBA do Brasil. Desde 2013, já facilitou o acesso à educação avançada de mais de 5.000 alunos, e conta com critérios que incluem a diversidade, a performance dos candidatos quando na graduação e os portadores de deficiência, oferecendo também bolsas e coaching para os mesmos.

Saiba mais https://www.intersector.com.br

 

CEO Insights
O CEO Insights tem por missão ampliar oportunidades de apoio ao processo decisório dos CEOs, fortalecendo uma confiável rede de relacionamentos multisetorial. A visão do grupo é ser reconhecido como um organismo confiável e dinâmico para troca de informações e experiências externas entre os CEOs participantes.

Saiba mais: https://www.ibe.edu.br/ceo-insights/

 

Programa de Bolsas e módulos internacionais
O IBE disponibilizará um programa de bolsas, com o objetivo de apoiar e escalar os negócios de seus alunos. Os programas no exterior, como os oferecidos por Harvard, Stanford e University of Miami, proporcionam uma formação global para quem deseja internacionalizar a carreira.

Scale up
Scaleup é uma escola de negócios, 100% digital, focada em formar empreendedores de alta performance. Com uma metodologia única, áudios, vídeos e materiais extremamente didáticos, a Scaleup traz conteúdos de altíssima qualidade para todos os tamanhos de empresas.

https://www.scaleup.com.br/

 

 

 

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email