Para Vencer, é Preciso Estar Disposto A Aprender

Depois de consolidar minha carreira como empresário, estabeleci a meta de formar times com profissionais melhores do que eu. Desta forma, acreditava que poderia ampliar meu raio de atuação, liderando pelo exemplo, me dedicando a assuntos estratégicos e abrindo espaço para novos talentos na gestão dos meus negócios. Hoje, me orgulho de ver meus filhos e um time de executivos preparados para continuar o legado da SMZTO.

Penso que o mundo seria bem melhor se todos os líderes empresariais exercitassem de forma plena a formação de pessoas. O problema está no fato de a maioria dos empresários bem-sucedidos não formar novos líderes, não transmitir conhecimentos e, desta forma, não aparelhar os promissores talentos para assumirem papéis de protagonismo na gestão de seus empreendimentos.

Esta é a principal razão pela qual aceitei, há dois anos, ser um dos investidores do programa “Shark Tank Brasil”, do canal de TV Sony. Enxergo neste espaço a oportunidade de poder exercitar de forma plena a missão de difundir o empreendedorismo e de levar às pessoas a mensagem de que, independentemente de onde estejam, elas podem mudar o status quo de suas vidas e chegarem onde quiserem. Os sonhos podem ser o combustível para a realização profissional e pessoal, desde que haja muita transpiração e resiliência, somadas à busca constante pela excelência e à disciplina para construir projetos de longo prazo.

E engana-se quem acredita que donos de negócios consolidados e pujantes podem acomodar-se com tudo o que já tenham eventualmente conquistado. Creio que a ânsia de buscar novas conquistas e a disposição de aprender sempre mais estão entre os principais segredos do sucesso no empreendedorismo.

Me vejo aprendendo a todo instante. Quando aceitei o convite da Sony tinha certeza de que não dominava todos os temas que seriam abordados no “Shark Tank”, mas que seria questão de minutos para me sentir à vontade dentro do tanque. Nesta quinta temporada, sinto-me em casa quando entro em ação e estou sempre aprendendo, seja com os demais mentores ou com os jovens empreendedores que se apresentam no programa.

Nós, tubarões, procuramos nos comportar na TV exatamente como os empresários que somos na vida real, tomando decisões como fazemos no dia a dia dos nossos negócios. Não somos artistas e muito menos atores, o que nos leva a agir de forma extremamente verdadeira. Assim eu atuo no “Shark Tank” de forma real e intensa, independentemente das cifras envolvidas, pois ali existem pessoas, com sonhos grandes, e nós precisamos no mínimo deixar uma mensagem de otimismo, algum aprendizado para esses empreendedores.

Como minha atividade desde sempre foi receber empresários com ideias para acelerar, quando entrei no tanque não tive dificuldades para dizer o que pensava. A rigor, o que mudava era apenas o cenário, pois ali eu continuava fazendo o que sempre gostei muito de fazer: avaliando potenciais de crescimento e dividindo meus conhecimentos e experiências no sentido de auxiliar ou incentivar outros empreendedores.

E, assim como na minha trajetória fui obrigado a todo instante a encontrar soluções para grandes problemas, tomar decisões em momentos de pressão e muitas vezes ser desafiado no ambiente corporativo interno ou externo, deixo claro para quem me procura em busca de orientação: ter a mente aberta para o novo faz parte do DNA do empreendedor de sucesso.

No empreendedorismo, a vontade de aprender é ingrediente fundamental para que se consiga acompanhar as tendências de cada segmento. Trocando em miúdos, aprimorar-se constantemente é adaptar-se em tempo real às novas exigências do mercado e, com isso, não apenas sobreviver, mas até mesmo antever movimentos e desta forma caminhar à frente dos concorrentes. Jogada de mestre! Em um cenário tão competitivo como o atual, qualquer que seja o setor econômico em que se atua, ou você se adapta ou estará fora do jogo.

José Carlos Semenzato é presidente do conselho da SMZTO, fundo de private equity especializado em franquias, e um dos investidores do programa “Shark Tank Brasil”, da Sony Channel.

 

Fonte: Forbes

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0