Pandemia x cesta básica: TV Aparecida repercute dicas para compras

A TV Aparecida deu destaque às dicas dos especialistas da IBE Conveniada FGV para fazer um bom planejamento financeiro antes de ir às compras em tempos de pandemia. A partir do release produzido pela assessoria de imprensa da casa, os professores Anderson Pellegrino e Victor Corazza repercutiram dados e apresentaram dicas para a população.

“Num primeiro momento, podemos atribuir esse aumento à própria demanda das industrias junto ao supermercado, em razão do consumo das famílias que aumentou, consideravelmente, por conta do isolamento social, o número de brasileiros em casa, fazendo todas as refeições, todos os dias, considerado algo atípico, pois grande parte fazia, pelo menos, uma das refeições fora de casa”, explica o professor de economia IBE Conveniada FGV, Anderson Pellegrino, que também é doutorando em desenvolvimento econômico.

Agora, acompanhe a entrevista com o professor Corazza, como resultado do trabalho.

 

Uma pesquisa da Fundação Getulio Vargas mostra que no período da pandemia, os preços dos itens básicos têm acelerado seu crescimento: é o caso do feijão (que já tinha um aumento de 1,45% e passou a ter aumento ainda maior, na casa de 8,60%, entre o período de 8 de fevereiro e 7 de março para o período de 23 de março e 22 de abril.

O cenário é novo, totalmente inesperado. E, neste contexto, a dona de casa precisa se precaver ainda mais quando pensar em fazer compras e para auxiliar, principalmente, as donas de casa ao fazer a lista de compras, principalmente nesse período de crise global, o professor de pós-graduação na IBE Conveniada FGV, nas disciplinas de Empreendedorismo, Gestão Financeira & Contabilidade Geral, Victor Corazza, elenca algumas dicas de planejamento, que podem favorecer a tranquilidade financeira dos lares brasileiros.

Dicas

A primeira dica é definir muito bem a lista de compras. É importante separar itens que são obrigatórios e imprescindíveis, daqueles que são supérfluos. Anotar itens substitutos também é uma ótima forma de já criar possibilidades para economizar como, por exemplo, trocar feijão por lentilha. Quanto mais itens com substitutos tiver na lista, maiores são as chances de economizar.

Evite ir ao supermercado com fome ou minutos antes de ter feito umas das principais refeições. Essa observação pode ser a chave do sucesso para não cair nas tentações em adquirir doces e alimentos supérfluos em promoção.

Outra dica é fazer uma boa opção de mercado. Hoje em dia, temos muitas opções, ainda mais se pensarmos nos grandes centros com as modalidades de vendas de atacado, varejo e atacarejo.

Atacado: compra diretamente dos produtores e repassa aos estabelecimentos comerciais, destinados a vender para o consumidor final. Geralmente, vende para outras empresas.

– Varejo: são estes estabelecimentos que concentram suas forças para atender a pessoa física e o público em geral. Segundo o especialista, uma opção que pode ser uma ótima solução para a dona de casa é aquela que une a distribuição do atacado e o poder comercial do varejo, o chamado atacarejo, que são aqueles mercados que vendem grandes quantidades de produtos, geralmente por um preço mais vantajoso e acessível.

Muitos destes estabelecimentos oferecem inclusive preços mais baixos, principalmente se a compra for em maior quantidade. Mais uma vez, se o planejamento for bem feito, isso pode representar além da economia, menos visitas ao mercado. “Se seu propósito for economizar, escolher estabelecimentos comerciais que podem, com uma probabilidade maior, oferecer melhores preços, estes são os destinos certos”, reforça o especialista em negociações.

Com a pandemia, um segmento que vem crescendo muito são os aplicativos que fazem delivery. A dica para as compras feitas por aplicativo é exatamente buscar por promoções realizadas por estes aplicativos. Com a grande concorrência do setor, muitos app’s fazem verdadeiras queimas de estoque, com fretes grátis e cupons de abatimento em compras para conquistar e fidelizar os clientes.

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email