Quaresma News 2014 600×25811

Palavra do Presidente – Entre as 10 think tanks do mundo

A FGV foi, pela 9a vez, rankeada entre as 10 melhores think tanks do mundo, de acordo com a Universidade da Pensilvânia que divulga o Global Go To Think Tanks Rankings 2016. Subimos quatro posições ocupando agora o 9º lugar. Continuamos, pelo 8o ano consecutivo, como o melhor think tank da América Latina. E uma novidade que muito nos deixa orgulhosos: na categoria de think tank mais bem administrado do mundo fomos eleitos como os primeiros da lista!

Think tanks são as organizações que produzem pesquisas independentes, analisam problemas sociais relevantes em diversos setores como tecnologia, políticas estratégicas, economia, política externa, políticas de negócio, políticas públicas e sociais, etc. E mais do que isso, geram engajamento com os temas cruciais nas áreas citadas, para promover o debate e saber junto à sociedade, bem como soluções para os problemas contemporâneos enfrentados pelas coletividades.

Em meio a um mundo de instabilidade, com problemas para promover a paz entre os povos e a paz social interna a cada nação, o papel dessas organizações reconhecidas como think tanks é fundamental. No Brasil enfrentamos problemas críticos na redução das desigualdades, retomada do crescimento e políticas públicas eficazes para tornar de qualidade os serviços públicos ofertados à população. A FGV tem, ao longo dos anos, contribuído para o enfrentamento dos desafios civilizatórios brasileiros. Não só em pesquisas e soluções, mas também por contribuir para a formação de milhares de profissionais nas mais diversas áreas. Eis a nossa missão. Que possamos contribuir ainda mais nos anos que virão.