Palavra do Presidente – Entre as 10 think tanks do mundo em 2018

Cursos online_Quaresma

A FGV foi, pela 9a vez, rankeada entre as 10 melhores think tanks do mundo, de acordo com a Universidade da Pensilvânia que divulga o Global Go To Think Tanks Index 2017. Subimos duas posições acima da última avaliação, realizada em 2016! Com esse resultado, a instituição se mantém como melhor think tank da América Latina pelo nono ano consecutivo, além de assegurar pelo segundo ano seguido a liderança global como o think tank mais bem administrado do mundo.

Think tanks são as organizações que produzem pesquisas independentes, analisam problemas sociais relevantes em diversos setores como tecnologia, políticas estratégicas, economia, política externa, políticas de negócio, políticas públicas e sociais, etc. E mais do que isso, geram engajamento com os temas cruciais nas áreas citadas, para promover o debate e saber junto à sociedade, bem como soluções para os problemas contemporâneos enfrentados pelas coletividades.

A FGV foi considerada como a melhor da América Latina em 12 categorias. Destaca-se a liderança como melhor think tank de Políticas Sociais, melhor colaboração institucional envolvendo dois ou mais think tanks, melhor think tank de política econômica interna, melhor think tank de política econômica externa, melhor uso da mídia e melhor uso de redes sociais.

A classificação internacional também coloca a FGV no top 10 mundial nas categorias melhor programa de pesquisa transdisciplinar, think tank a se observar e impacto mais significativo em políticas públicas.

Em meio a um mundo de instabilidade, com problemas para promover a paz entre os povos e a paz social interna a cada nação, o papel dessas organizações reconhecidas como think tanks é fundamental. No Brasil, continuamos enfrentando problemas críticos na redução das desigualdades, retomada do crescimento e políticas públicas eficazes para tornar de qualidade os serviços públicos ofertados à população. A FGV tem, ao longo dos anos, contribuído para o enfrentamento dos desafios civilizatórios brasileiros. Não só em pesquisas e soluções, mas também por contribuir para a formação de milhares de profissionais nas mais diversas áreas. Eis a nossa missão. Que possamos contribuir ainda mais nos anos que virão.

Heliomar Quaresma

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch