ANÁLISE
Os sete desafios do agronegócio no Brasil
O ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues selecionou os pontos-chave que podem levar o setor a deslanchar no país
Foto: Divulgação
Para ex-ministro, o país ainda não alcançou todo o potencial no agronegócio Brasil ainda não alcançou seu total potencial
Mesmo com a inconstância do governo, decisões baseadas em medidas provisórias e falta de planejamento no setor, o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, acredita que o agronegócio no Brasil ainda não alcançou seu total potencial. “O Brasil tem muito potencial e vou provar! Precisamos, na verdade, entender qual é o papel do agronegócio no país”, disse Rodrigues, durante palestra promovida pela IBE Conveniada FGV na Associação Comercial e Industrial de Piracicaba – ACIPI.
Ele aponta que precisamos desenvolver técnicas e conhecimentos em tecnologia tropical, disponibilidade de terra, pessoas, sustentabilidade e agroenergia. O maior desafio, entretanto, concentra-se na falta de estratégia para o setor.
Confira os principais desafios:
1) Infraestrutura e Logística: Desenvolver Armazenagem, Rodovias, Ferrovias e Portos, além das PPPs – Parcerias Público-Privadas.
2) Renda: crédito Rural e Seguro, Preços mínimos – Política Garantida de Preços Mínimos (PGPM).
3) Política Comercial: Acordos Bilaterais e Regionais.
4) Tecnologia: Valorização dos Centros de Pesquisa, Defesa Sanitária e Fitossanitária, Inovação e Produtividade.
5) Questões Institucionais: Código florestal, Terra para Índios, Questões Trabalhistas, Tributação, Terras para Estrangeiros, Multiplicidade de Organismos.
6) Organização: Estratégia.
7) Comunicação: Dados da ABMR&A informam que dos R$ 57 bilhões investidos em publicidade no País no primeiro semestre de 2013, somente R$ 94 milhões foram dedicados ao marketing da agropecuária, aproximadamente 0,2%.
A educação é indispensável para capacitar pessoas
Apesar dos negócios passarem de pais para filhos e as tradicionais famílias dos polos em agronegócios manterem a atividade como principal meio de vida, a capacitação em sala de aula é indispensável para a gestão e continuidade dos negócios. Para isso, cursos de especialização em agronegócios estão em alta no mercado.
Em Piracicaba, o MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio é oferecido pela IBE Conveniada FGV. A escola executiva, conveniada à Fundação Getulio Vargas, propõe capacitar pessoas no uso de ferramentas empresariais modernas de planejamento, organização, direção e avaliação aplicadas ao agronegócio. Para mais informações, acesso o site da instituição www.ibe.edu.br ou ligue (19) 3403-1717.
Fonte: http://www.rac.com.br/_conteudo/2014/07/especiais/educacao/192595-os-sete-desafios-do-agronegocio-no-brasil.html