O que fazer após um erro no trabalho?

O que fazer após um erro no trabalho?
Viviane Gonzalez.
Errar é humano. A conhecida máxima popular pode soar como uma desculpa para as falhas do dia a dia, mas no mercado de trabalho erros não corrigidos podem terminar até em demissão. Assim, é necessário tomar as medidas certas para evitar o pior. O importante é analisar a situação, assumir a responsabilidade, propor uma saída e aprender com o fato.
Realmente não dá para acertar o tempo todo, ainda mais nos dias de hoje, em que os profissionais são multitarefas, exigem mais de si mesmos e são cada vez mais cobrados pela equipe, clientes e superiores. Por isso, só não erra quem não faz.
No ambiente de trabalho, quando o erro é cometido por alguma desatenção e não por falta de treinamento ou instrução, o colaborador pode ser responsabilizado. Isso porque, em determinadas condições, uma falha pode gerar consequências graves, como riscos de morte ou de negócios.
Após cometer um erro, a conduta do profissional não pode ser mais desastrosa do que a falha cometida. É a compreensão dos motivos que levaram ao erro e da extensão dos danos que possibilitam uma solução mais sensata e definem o futuro da carreira do colaborador.
O desespero não leva a lugar algum e, esconder a falha, só adia as consequências do problema. Portanto, a regra número um é contar imediatamente o que aconteceu. Além disso, nada mais natural o próprio responsável se apresentar ao superior imediato para reportar o ocorrido.
Recorrer à pessoa certa é fundamental nesse processo. Em uma conversa franca, o profissional deve contar se a falha foi uma busca do acerto ou se foi resultado de uma distração, pois mesmo tendo errado, sua maturidade para assumir a responsabilidade pode gerar uma segunda chance.
A humildade produz efeitos positivos no meio de uma situação ruim e o modo como o gestor descobre o erro pode determinar o futuro do colaborador na empresa. Então, não tenha medo de expor a falha.
É importante, ainda, levar um plano B para resolver a situação. Afinal, após o erro, a companhia precisa saber qual sua alternativa perante o prejuízo. O responsável deve ser primeiro a fazer parte da solução e implantar medidas preventivas para reduzir as chances de errar de novo.
Tirar lições com o fato ocorrido ou com as ações colocadas em prática para resolver o problema é a grande dica. É normal errar, mas viver errando com certeza pode arruinar uma carreira.
Confira as ações indicadas para lidar com o erro:
Analise os fatos e pondere a extensão do problema
Reporte o ocorrido imediatamente à pessoa certa
Assuma a responsabilidade em uma conversa franca
Não tenha medo de expor sua falha perante a equipe
Proponha uma solução e se empenhe nela
Aprenda com o erro e se fortaleça para prosseguir

 

Sócia Fundadora da Weplace, Viviane Gonzalez acumula mais de 9 anos de experiência em Executive Search. Atualmente é a responsável pela Weplace Talent, baseada em Campinas, que assessora clientes na busca por talentos e futuros líderes para suas organizações. Viviane é graduada em Administração de Empresas pela PUC-RS e tem MBA em Marketing pela FGV.
Fonte: Panorama de Negócios

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