Papel Do Líder

O PAPEL DO LÍDER É TIRAR A EQUIPE DA ZONA DE CONFORTO. Artigo da CEO Helena Ribeiro, formada pelo CEO FGV Internacional.

Sim. O papel do verdadeiro líder é tirar a equipe da zona de conforto. O foco de quem dirige uma área não é agradar as pessoas e sim atingir resultado positivo. Acredito que quando deixamos a equipe se acomodar, sem enfrentar grandes desafios, interferimos de forma negativa no processo do crescimento profissional de quem lideramos. Encontrar novas soluções, se adaptar às mudanças e ter dúvidas estimulam o profissional a se aprimorar e buscar mais conhecimento.

Culturalmente, o líder busca sempre manter a harmonia do grupo. Existe um medo muito grande em desagradar. Essa busca constante pela harmonia pode ser desastrosa, porque para não desagradar o líder acaba se anulando e o desempenho da equipe na sua ausência é praticamente o mesmo. Então, entendo que o líder deve atuar para mudar de fato o fluxo natural das coisas. O bom líder delega com competência e coragem, incentiva a responsabilidade, dá autonomia e cobra resultados.

A gestão feita com a participação de todos os integrantes do grupo, até mesmo daqueles que discordam do líder, é bem mais produtiva. Sei que é mais fácil seguir a correnteza, mas quando alteramos o percurso no momento certo, conseguimos ir muito mais longe.

Esta é a hora de mudar a rota. Estamos em pleno processo de mudança, não podemos nos limitar. Até pouco tempo atrás, podíamos nos dar o luxo de nos acomodar, porque estávamos trabalhando num cenário mais previsível. Agora não sabemos para onde a maré irá nos levar. O líder deve ter um contato mais direto com o mercado e estar atento para perceber as alterações no ambiente externo, ter um perfil inovador, ser confiante, gostar de correr riscos e fazer as coisas acontecerem.

Vamos sair da zona de conforto, explorar novos caminhos e encontrar soluções criativas!  Quero fazer de 2016 um ano diferente e espero que vocês, leitoras, também embarque nessa aventura de criar o novo sem medo de desagradar. Tirem o ‘S’ da crise e CRIEM oportunidades!

*Helena Ribeiro é CEO Grupo EmpZ e mantenedora da Faculdade Esup, certificada FGV. Presidente do Comitê Estratégico Business Affairs Committee da Amcham Goiânia e do Lide Mulher Goiás. Diretora da Acieg, conselheira do programa Women Winning Brasil da Ernst & Young Terco, além de certificada em diversas premiações voltadas a Gestão de Pessoas e Recursos Humanos.

Fonte: Blog Ludovica

REMOVER TODOS
COMPARE
0