Sitenoticia

Publicado 30/11/2015 – 13h04 – Atualizado 30/11/2015 – 13h05

Por Do Correio.com

O especialista em gestão de pessoas, professor Leandro Garcia, da IBE Conveniada FGVDivulgação

O especialista em gestão de pessoas, professor Leandro Garcia, da IBE Conveniada FGV

Em um ambiente de trabalho onde existe alta competitividade, além da pressão diária exercida pela função, um dos grandes desafios modernos é formar e manter uma equipe constantemente motivada. A crise no mercado de trabalho afeta a motivação dos colaboradores da empresa e atinge o ambiente organizacional.

Para Leandro Garcia, especialista em gestão de pessoas e professor da IBE Conveniada FGV de Campinas, o conceito vai além das fronteiras corporativas e se torna praticamente um combustível para o profissional que deseja atingir o sucesso.
“A motivação não significa simplesmente um bom salário ou um plano de carreira. Quando você recebe um aumento, isso te motiva por, no máximo, três meses, porque depois desse período o seu nível de vida aumenta e o que você passou a ganhar a mais já é incorporado a esse estilo”, explica o professor.
O professor ainda ressalta que cada colaborador tem uma forma diferente de se sentir valorizado e que o líder precisa interpretar qual o ‘remédio’ para cada empregado. ” Alguns querem reconhecimento pelo trabalho, outros uma gratificação ou bonificação. O líder precisa entender qual o remédio para cada tipo de funcionário, pois cada um deseja ser reconhecido de uma forma diferente”, conclui.
Confira dicas para o líder manter a motivação no ambiente de trabalho, de acordo com Leandro Garcia:
– Elogie um trabalho bem feito;
– Mantenha a sua energia elevada e faça alguma atividade física. Lembre-se: corpo equilibrado, mente sadia;
– Nunca desista de um projeto no meio do caminho; você só saberá o resultado após a sua conclusão;
– Converse, não reclame. Quando se sentir incomodado com algum colega de trabalho, a melhor solução é conversar diretamente com a pessoa. Você pode descobrir motivações intangíveis;
– Saiba ouvir. Decisões precipitadas podem atrapalhar seu objetivo final e causar mal-estar ao seu colega de trabalho.
– Ofereça ajuda. Profissionais multidisciplinares aprendem muito mais com a colaboração do que com a observação;
– Participe de algum projeto social: a doação de seu tempo trará benefícios que jamais sonhou, além de construir novas relações e renovar a sua motivação;
“Em resumo, a motivação é a constante busca da felicidade interior e exterior e o resultado é o que você transmite ao seu redor”, finaliza o professor da IBE Conveniada FGV.
Fonte: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2015/11/campinas_e_rmc/402061-papel-do-lider-e-fundamental-na-motivacao-da-equipe.html
REMOVER TODOS
COMPARE
0