O Papel Do Gestor Nas Organizacoes Ibe Conveniada Fgv

A posição de gestor é fundamental para que qualquer empresa, independentemente do ramo de atuação, possa funcionar normalmente e atingir bons resultados. É um profissional que tem uma visão sistêmica do negócio e age com autonomia no ambiente de trabalho. É quem detém o conhecimento e habilidades técnicas para conduzir equipes e processos, além de definir o planejamento e ações estratégicas para a organização.

Quer entender melhor as principais funções de um gestor, as competências essenciais para essa posição e as formações mais indicadas para quem pretende ocupar esse cargo? Confira nosso post!

Quais são as principais funções de um gestor?

Realizar a gestão de uma organização significa entender os ambientes interno e externo, lidar com colaboradores, fornecedores e clientes, garantindo a eficiência em todos os processos.

Acompanhe abaixo as principais atribuições que cabem a esse profissional:

Planejamento

Planejar é essencial para qualquer negócio, por isso é papel do gestor definir os próximos passos da organização para que se alcancem metas de curto, médio e longo prazo. É importante que ele tenha os pés no chão e proponha metas executáveis para não comprometer os resultados. Isso só é possível com boas técnicas e ferramentas de gestão.

Nesse processo, o profissional vai estabelecer quais são as pessoas e recursos envolvidos em cada etapa e quais os caminhos para atingir o que foi proposto.

Por isso, é essencial o conhecimento de todos os processos, estar ciente da capacidade da empresa, ter visão de mercado e saber elencar as prioridades, vislumbrando cenários futuros.

Isso exige muita disciplina, para que os trabalhos sejam feitos sem ultrapassar os prazos, gerar gastos excessivos ou perder a qualidade em serviços ou produtos.

O gestor deve, ainda, medir os resultados alcançados em cada etapa e propor melhorias sempre que necessário.

Estratégia

O mercado é muito dinâmico, os concorrentes aparecem a todo momento, e os clientes se mostram cada vez mais exigentes. Dessa maneira, o gestor precisa agir com estratégia para conquistar a liderança setorial. Para isso, deve otimizar a alocação dos recursos, além de identificar riscos e oportunidades para o crescimento do negócio.

Gestão de pessoas

A empresa depende dos colaboradores para funcionar e atingir bons resultados, por isso é papel do gestor conduzir essas equipes. Nessa função, ele deve:

  • Delegar tarefas;
  • Dar feedbacks;
  • Mediar conflitos;
  • Identificar talentos;
  • Acompanhar o desempenho de cada um;
  • Propor planos de carreira;
  • Transmitir confiança;
  • Motivar e inspirar as pessoas.

Controle de processos

No controle de processos, o gestor tem a autonomia no ambiente de trabalho para checar se as atividades estão sendo desempenhadas como o previsto.

Assim, deve averiguar se os trabalhos estão dentro da programação, de acordo com os prazos e custos, e se as etapas estão sendo bem executadas. Enfim, é sua função acompanhar se os resultados estão dentro do esperado.

Que competências são essenciais para ser eficiente nesse cargo?

Assumir o papel de gestor não é tarefa fácil, por isso, para desenvolver um trabalho eficiente nessa posição, é preciso ter ou desenvolver algumas habilidades. Confira quais são elas a seguir:

Proatividade

O gestor deve antever cenários de acordo com o acompanhamento que faz do mercado e saber tomar decisões rápidas. Além disso, é importante assumir suas responsabilidades e sempre buscar meios de melhorar a produtividade da sua equipe.

Dessa forma, deve saber se posicionar, ser determinado e persistente e não pode ter medo de se arriscar.

Liderança

Para exercer a liderança, é necessário esquecer aquela figura do passado de chefe autoritário. O líder é aquele que cria valor para a organização, inspira respeito e confiança e conduz a equipe em busca dos bons resultados da empresa. É alguém próximo aos colaboradores e que, desse modo, conhece as potencialidades de cada um.

Boa comunicação

O gestor precisa transmitir os objetivos e prioridades da organização de forma clara e mostrar os resultados que espera de cada colaborador. Precisa ainda saber ouvir os demais e estar aberto a novos pontos de vista. Além disso, deve saber como apresentar projetos, conduzir reuniões de negócios, dar e receber feedbacks.

Negociação

É essencial que o profissional tenha habilidades de negociação, tanto com fornecedores como com os clientes. É importante ter um pensamento analítico para avaliar os prós e contras das transações, saber enxergar oportunidades e ser persuasivo. Desse modo, ele consegue realizar bons negócios e fazer parcerias de sucesso.

Resiliência

Para exercer bem suas funções, o gestor deve ser resiliente e ter um controle emocional para saber suportar as pressões, comuns no ambiente empresarial, de forma que isso não prejudique seu desempenho.

Qual é a formação mais indicada para o papel do gestor?

Quem almeja assumir a posição de gestor precisa estar preparado. Portanto, é essencial buscar por formações de qualidade. Acompanhe as opções de cursos de pós-graduação que contemplam as exigências desse cargo.

O papel do gestor envolve grandes desafios e muitas responsabilidades, por isso ele deve ter autonomia no ambiente de trabalho para executar com eficiência todas as suas atribuições. É essencial também buscar por formações de qualidade para realizar um bom trabalho e se manter atualizado nesse cargo.

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