O novo perfil do profissional do varejo
Já se foi o tempo em que os melhores vendedores eram promovidos a gerentes. Atualmente, as exigências do mercado aumentaram e para se tornar um gerente no varejo e exercer com excelência esta função é preciso ter, no mínimo, conhecimento de custos, gestão de pessoas, logística e, claro, saber vender.
Aliado a tudo isso, o profissional procurado – e que está em falta – no mercado de varejo dever ter carisma e capacidade de liderar grandes times. Deve ser ávido por desafios, eficaz no curto prazo e, acima de tudo, um bom planejador.
O malabarismo também faz parte do dia-a-dia deste profissional, que precisa saber fazer muito com muito pouco, ou seja, gerar grandes resultados com pouquíssima verba, e ainda alinhar suas estratégias com as da matriz.
Mas é preciso se atualizar também. Profissionais do varejo precisam dominar o idioma inglês, e adentrar o mundo digital, ter conhecimento das mídias digitais e redes sociais. Nunca, jamais ficar desinformado. É inaceitável um profissional que não esteja antenado com o que está acontecendo na sua cidade, região, estado, país e até no mundo.
Hoje, quem não colocar seu produto disponível onde, quando e como o cliente quiser, está fadado ao esquecimento e, consequentemente, à morte. Conhecer plataformas digitais de venda e utilizá-la de maneira benéfica é um plus que o profissional do varejo tem a oferecer.
Difícil? Não. Possível. Mais do que isso, uma grande oportunidade para quem se encaixa nas características citadas acima, já que temos notado uma grande carência por profissionais no setor varejista.
Porém, com tudo isso vem também a valorização do profissional que atua no mercado de varejo, o que corresponde a maior reconhecimento e a salários mais altos, claro.
Muito valorizado e bem visto no mercado, o profissional de varejo é multifuncional, sabe trabalhar sobre pressão e tem foco em resultados. São verdadeiros líderes: carismáticos, simpáticos, dinâmicos e com uma imensa capacidade de motivar qualquer equipe.
É muito comum ouvir: “Se fulano trabalhou no varejo está apto para exercer a função em qualquer empresa de qualquer setor”. Se você trabalha na área ou pretende entrar é preciso saber que, no varejo, nem todos os fatores de interferência são previstos, coisas acontecem constantemente, a concorrência lança novos produtos.
Tente antecipar as tendências, mas deixe espaço para mudanças. Esteja sempre à frente da concorrência e, acima de tudo, entenda e se relacione bem com seu público alvo.
Atente-se ao consumidor e inove em busca da excelência do atendimento, sempre com foco em resultados. E Lembre-se: Quanto mais exigente se torna o consumidor final mais qualificado tem que ser o profissional do varejo. A busca é constante!
Sócia Fundadora da Weplace, Viviane Gonzalez acumula mais de 9 anos de experiência em Executive Search. Atualmente é a responsável pela Weplace Talent, baseada em Campinas, que assessora clientes na busca por talentos e futuros líderes para suas organizações. Viviane é graduada em Administração de Empresas pela PUC-RS e tem MBA em Marketing pela FGV.