Mário Sérgio Cortella afirma que o líder precisa ser inspirador e sair do óbvio
Cortella abordou as cinco competências que considera essenciais no líder: abrir a mente, elevar a equipe, inovar a obra, recrear o espírito e empreender o futuro.
Cada uma delas, segundo ele, exigirá do líder coragem, paciência e humildade.
Coragem define como a capacidade de enfrentar o medo, conseguir fazer de outro modo, fazer aquilo que não está acostumado.
Paciência não é a mesma coisa de lerdeza, afirma, e a humildade não é subserviência, mas saber que não sabe tudo.
Liderar, para ele, é animar, motivar e inspirar ideias, pessoas e projetos. Algo que requer sensibilidade. Durante a palestra, várias vezes falou sobre sair do óbvio.
— O óbvio nos deixa no mesmo lugar, temos que ir além, procurar a excelência, fazer mais do que a obrigação, pois ela é o ponto de partida — diz, ressaltando que conformar-se com o possível é o caminho para a mediocridade.
Para exemplificar os conceitos, Cortella compartilhou um pouco de sua vida e seus hábitos. Um deles mostra um professor disciplinado. Acorda às 4h30 para ouvir meia hora de música, não exatamente as canções preferidas. Seleciona as que estão na cabeça dos jovens para os quais leciona.
A cantora pop Lady Gaga, a banda de hip hop Black Eyed Peas e o estilo sertanejo universitário estão no seu repertório.
— Tenho que saber onde meus alunos encontram emoção para conseguir me conectar com eles. Não preciso gostar de todas as músicas, mas devo respeitá-las — afirmou.
Confira alguns de seus pensamentos:
A liderança
Liderar não é um dom, é virtude, e qualquer um pode liderar alguma coisa, embora ninguém seja capaz de liderar qualquer coisa. Liderança é circunstancial, não adianta saber cantar se não tiver a oportunidade de fazê-lo.
Liderança x chefia
Chefia é um cargo, liderança é uma função e é baseada na administração e respeito. O chefe você obedece apenas, o líder você procura. Ele corrige sem ofender e orienta sem humilhar
AS CINCO COMPETÊNCIAS
Abrir a mente
Em um mundo de mudança veloz, não dá para liderar com a cabeça do passado. É preciso perceber as mudanças e ser flexível para poder melhorar sempre.
Elevar a equipe
Não usar as pessoas para crescer e depois descartá-las ou deixar de repartir a glória. O líder é aquele que faz com que todos aqueles que estejam ligados a ele também cresçam
Inovar a obra
Ser capaz de criar o que dá vitalidade. Ir além do óbvio.
Recrear o espírito
Recrear não é brincar, é saber que seriedade não é sinônimo de tristeza. É preciso festejar as conquistas. Crirar as circunstâncias em que o reconhecimento, a alegria e o bem-estar estejam presentes no trabalho.
Empreender o futuro
Ter esperança e ir atrás, não desistir, cuidar do que é importante.
Fonte: AN. Autor: Mário Sérgio Cortella