Como manter motivado o novo colaborador que surge no mercado? Como identificar um profissional com um talento essencial para sua empresa? Como reter esse talento? Afinal, como age o líder do século XXI?
Essas são algumas das perguntas mais intrigantes dessa década. Os líderes, gerentes e diretores precisam, cada vez mais, entender como funciona a mente e o coração desse jovem trabalhador que tem grande potencial, mas que, por vezes, não é explorado ou mesmo não se identifica com valores organizacionais e não é fiel à empresa.
Isso porque essa nova maneira de se relacionar com a empresa sugere que a nova geração não necessita de um plano de carreira: ele pode ser o que quiser, na hora que quiser e da maneira que lhe for conveniente.
A velocidade com que a informação chega às novas gerações ultrapassa a metodologia empregada por seus pais e avós nas décadas anteriores. Tal mudança moldou um novo padrão de liderança: o líder servidor.
Na visão da especialista em desenvolvimento organizacional, Rita Ritz, a melhor maneira de se reter um talento e lidar com as diferenças em um mesmo ambiente de trabalho é equiparando as diversas expectativas. “Não há receita pronta e também não há como esgotar o assunto em poucas palavras. Mas como fazer para equiparar expectativas tão diferentes?”, questiona a professora IBE Conveniada FGV.
Segundo ela, a cada dia que passa se torna menor a tendência de um colaborador ficar muito tempo na mesma empresa, ainda mais se conflitos no dia-a-dia forem alimentados. “O importante é entender a raiz dessas diferenças. Os conflitos sempre vão existir independentes da geração, mas as pessoas são diferentes e têm bagagens distintas. A pessoa, em uma organização, não escolhe o grupo em que vai ser inserida, mas ela é escolhida pelo responsável para compor um grupo”, diz a especialista.
Rita Ritz também desmistifica a complexidade dos conflitos que parecem, por vezes, irreversíveis. “Diferença de gerações é basicamente a diferença de modelo mental. A maneira como enxergamos e resolvemos conflitos é que define as diferenças. O segredo é entender que, entre as gerações, não há jeito certo ou errado, mas diferentes de se resolverem situações devido às diferenças dos modelo mentais formatados”, completa.