O estresse e o mercado: como lidar com ele?
O estresse e o mercado: como lidar com ele?
Sergio Miorin
O estresse tem se tornado algo comum no dia a dia das organizações, pois estas buscam resultados cada vez maiores, exigindo, assim, maior desempenho dos seus colaboradores.
O termo “estresse” significa, dentre outros, o grau de deformidade que uma estrutura sofre quando submetida a um esforço. Tem-se atribuído ao estresse a origem de inúmeras doenças, entre elas úlcera estomacal, recorrente em executivos e colaboradores.
O estresse diminui a qualidade de vida das pessoas. Para Lipp (1986), o estresse provoca um desgaste geral do organismo, causado pelas alterações psicofisiológicas que ocorrem quando a pessoa se vê forçada a enfrentar uma situação que, de um modo ou de outro, a irrite, amedronte, excite ou confunda, ou mesmo a faça imensamente feliz, ou seja, qualquer situação que desperte uma emoção forte, boa ou má e que exija mudança.
O estresse no trabalho traz muitas consequências ruins para os colaboradores e as empresas, entre elas absenteísmo, baixa produtividade, baixo desempenho e descontentamento de uma forma geral.
Mas como evitar e lidar com o estresse?
1) Identifique o que gera o estresse, tratando a causa, o problema;
2) Nunca aja de impulso; respire e converse após o tempo que julgue necessário;
3) Cuide da sua saúde, se alimente de forma correta, faça o que você gosta no mínimo uma vez por semana. Cada um tem a sua válvula de escape;
4) Trabalhe com que realmente você gosta, faça o que você ama. Essa é a grande sugestão para o sucesso;
5) Dedique-se à sua vida familiar, aos amigos e relacionamentos mais próximos e sólidos com seus colegas de trabalho;
6) Conheça você mesmo;
7) Faça algo diferente, fuja da rotina.
A qualidade de vida traz muitos resultados para as pessoas e para as empresas. Pratique-a.
Sergio Henrique Miorin é Graduado em Engenharia Elétrica modalidade em Eletrônica pela USF – Universidade São Francisco, Pós-Graduado Especialista em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações pelo INATEL – Instituto Nacional de Telecomunicações, Pós-Graduado Especialista MBA em Gestão Empresarial pela FGV – Fundação Getúlio Vargas e mestrando em Educação pela Unisal. É Diretor Geral da SM – Consultoria, Treinamentos e Palestras, colunista no Jornal de Valinhos, consultor de empresas e leciona em instituições de ensino, em cursos técnicos, graduação, pós-graduação especialização e pós-graduação especialização MBA como: IBE/FGV,
Fonte: http://www.panoramadenegocios.com.br/2014/08/coluna-do-professor-sergio-miorin_18.html