Dicas Para Se Dar Bem No Cara A Cara Com O Recrutador

Conflito das gerações – Vivemos atualmente em um ambiente organizacional em que estão presentes três gerações. São elas: Baby Boomers, X e Y. Cada geração apresenta comportamentos e características distintas, dificultando o relacionamento no ambiente de trabalho e muitas vezes causando conflitos difíceis de serem resolvidos.
Erickson (2011) delimita a geração Baby Boomers como os nascidos entre 1946 a 1964, a geração X entre 1965 a 1979 e a geração Y entre 1980 a 1995. Cada geração vivenciou momentos diferentes na história, cresceu em um mundo cada vez mais modificado, ingressou no mercado de trabalho e hoje divide o mesmo ambiente organizacional.
Como principais características de cada geração podemos destacar:
Os Baby Boomers valorizam um trabalho árduo, metódico e individual; não são facilmente influenciados por outras pessoas, são pouco favoráveis a mudanças e possuem barreiras quanto à adaptação a tecnologias.
Os membros da geração X, por sua vez, são dedicados e comprometidos com os objetivos da empresa, conhecem e se adaptam bem as tecnologias. É uma geração que começou a trabalhar muito cedo e se mantém por longos anos no mesmo ambiente de trabalho, mas estando sempre procurando o equilíbrio trabalho versus família.
Já os membros da Geração Y vivem constantemente conectados, são multifuncionais, querendo executar várias tarefas ao mesmo tempo, gostam do trabalho em equipe, são inovadores, ousados e aprendem muito rápido. Apreciam as mudanças, a flexibilidade, o feedback constante e estão sempre em busca de crescimento profissional a curto prazo.
Devido a essa diversidade de comportamentos diferentes, o conflito torna-se algo natural do ser humano e passa a estar presente em todos os ambientes, principalmente no meio organizacional, onde encontramos diferentes grupos de pessoas, com personalidades e comportamentos distintos, o que acarreta divergências de ideias e opiniões.

Conflito das gerações

Os conflitos, no entanto, podem trazer efeitos positivos e negativos para as organizações.

Vejamos aspectos positivos:
Podem estimular a inovação e a criatividade
O processo decisório organizacional pode ser melhorado
Soluções alternativas podem ser encontradas
Indivíduos e grupos podem contribuir com novas abordagens para os problemas
Aspectos Negativos:
Podem causar stress e insatisfação no trabalho
Podem reduzir o nível de comunicação entre os indivíduos
Podem ocasionar resistência a mudança
O comprometimento e a lealdade à organização podem ser afetados
Percebe-se então, que lidar com conflitos não é uma tarefa fácil. A adaptação aos diferentes modelos de comportamentos tem sido um grande desafio para as organizações, porém, o primeiro passo a ser dado, deve ser entender o comportamento e os objetivos de cada geração a fim de traçar estratégias que estimulem cada indivíduo a dar o melhor de si, que somado ao que os outros indivíduos também possuem de melhor, contribuirão para o desenvolvimento eficaz da organização e para seu próprio desenvolvimento pessoal.
As organizações ao mixar os talentos de cada geração nas tomadas de decisões, devem sempre levar em consideração as características essenciais de cada perfil profissional, respeitando as diferenças e motivando os colaboradores na busca de resultados expressivos.
Não podemos nos esquecer que o líder é peça fundamental na busca do equilíbrio entre as gerações, pois são os comunicadores e identificadores das diversas situações ocorridas no ambiente de trabalho. Assim, ele deverá ter um bom relacionamento com todas as gerações, influenciando-as e integrando-as, de forma a desenvolver um serviço de alta qualidade, trazendo resultados positivos e eficientes para toda a organização.
É necessário também, que se tenha um departamento de Recursos Humanos e Treinamentos bem estruturado, para que possa haver um bom desenvolvimento dos funcionários e da capacidade de cada um em trabalhar com pessoas, principalmente em equipe.
Vamos lá… Procure conhecer um pouquinho mais sobre as gerações que compõe o seu grupo de trabalho e estabeleça estratégias para integrá-las. Com certeza você poderá reduzir os conflitos e melhorar ainda mais seu clima organizacional. Mãos a obra!

Fonte: RH Portal

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0