Executivos mais jovens trazem novo estilo de liderança às empresas
Com a geração dos “baby boomers” do pós-guerra se aposentando, mais empresas estão escolhendo seus líderes entre a geração X, aqueles nascidos entre 1965 e 1980, ou “boomers mais jovens” que agora estão com 50 e poucos anos, uma tendência que pode mudar o estilo como são dirigidas.
Entre as empresas que recentemente nomearam diretores-presidentes com idade de 50 anos ou mais jovens estão o McDonald`s Corp., a Harley-Davidson Inc., HOG +2.12%Microsoft Corp. MSFT -3.16% e 21st Century Fox Inc. FOX +0.24%
Especialistas em administração dizem que esses chefes mais jovens tendem a ter certas qualidades em comum, embora os atributos não sejam universais. Como membros da primeira geração a usar computadores pessoais desde a infância, eles geralmente são mais afeitos à tecnologia. Eles também gastam mais tempo para cortejar e conservar funcionários mais jovens, pensando em como manter produtos e serviços relevantes para esses jovens empregados, que devem representar 75% da força de trabalho até 2025.
Os diretores-presidentes da geração X e da faixa dos jovens boomers geralmente assumem mais riscos e reagem mais rapidamente a mudanças repentinas nos negócios do que os profissionais que substituíram, dizem especialistas em liderança.
“Haverá uma mudança radical em termos de como os chefes irão liderar”, diz Sandra Davis, fundadora da MDA Leadership Consulting Inc., uma firma americana de planejamento de sucessão. “Eles são bem mais rápidos e ágeis.”
Christopher H. Franklin, que tem 50 anos e se tornou diretor-presidente da Aqua America Inc., WTR +0.95% uma companhia de água em Bryn Mawr, no Estado americano da Pensilvânia, acredita que os líderes de sua geração são mais focalizados em talento e tecnologia que seus predecessores. Ele disse que quer lidar mais profundamente com contratação e retenção [de funcionários] do que muitos chefes fazem normalmente. Ele consegue isso, em parte, ao ter o diretor de recursos humanos subordinado diretamente a ele na Aqua, e não ao conselho geral.
“Conquista e retenção de talentos é um componente enorme do que nós [novos diretores-presidentes] precisamos pensar a respeito”, disse ele em entrevista ao The Wall Street Journal. “É onde você tem que criar a cultura.”
A geração anterior de diretores-presidentes também se importava com talento. Mas “a lealdade à empresa era motivo de orgulho” e, então, eles colocavam menos ênfase “no capital humano como vantagem competitiva de longo prazo”, diz Jeffrey Cohn, que dá consultoria sobre sucessão de diretores-presidentes para conselhos de administração.
Administrar talento é um ponto crítico para os novos líderes porque a economia contemporânea é altamente dependente de serviços e conhecimento dos funcionários. A lealdade corporativa perdeu força numa época em que as pessoas mudam de emprego com mais frequência. As empresas se beneficiam mais, no recrutamento de funcionários, de sua cultura organizacional do que de salários elevados ou promoções rápidas, concluiu uma pesquisa com 1.092 executivos ao redor do mundo realizada em maio pela Futurestep, unidade da empresa de recrutamento Korn/Ferry International.KFY +1.91%
Franklin, que antes foi diretor-superintendente e diretor operacional na Aqua, sucedeu Nick DeBenedictis, de 69 anos, que foi diretor-presidente por 23 anos. O novo chefe quer ajudar seus empregados a melhorar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal – uma questão familiar para um pai de três filhos pequenos. No dia em que a Aqua anunciou sua promoção, Franklin deixou o escritório por várias horas para que pudesse participar da formatura do ensino médio de seu filho. A Aqua encomendou um estudo para “resolver como lidar com essas necessidades de trabalho e vida pessoal”, diz ele.
Em parte, essas mudanças estão sendo conduzidas pelas necessidades de uma geração ainda mais jovem. A geração do milênio, que se estende desde adolescentes até aqueles com 30 e poucos anos, “tem uma expectativa diferente do que procuram nos empregadores”, diz Paul Winum, sócio sênior da RHR International LLP, uma consultoria sobre liderança. Eles preferem mais flexibilidade sobre onde e quando trabalhar e “seu coração quer ser conquistado”, diz Winum.
Nem todos os líderes jovens dizem pertencer a um grupo demográfico de vanguarda e vários que foram nomeados recentemente são, tecnicamente, membros mais novos do “baby boom”, como é chamada a geração originária da explosão de natalidade do pós-guerra.
Dennis Muilenburg, de 51 anos, assumiu o cargo de diretor-presidente da BoeingBA +0.31% este mês, no lugar de Jim McNerney, de 65. Muilenburg enfatiza a continuidade na gigante aeroespacial, dizendo que “não vê isso como uma mudança de geração”.
Outros abraçam a ideia. “Eu sou o primeiro líder da geração X na Harley”, disse Matt Levatich, diretor-presidente da Harley-Davidson, em uma recente entrevista ao WSJ.
A juventude relativa de Levatich, que tem 50 anos, é significativa para uma empresa há muito tempo vista como perigosamente dependente dos cada vez mais velhos baby boomers. Levatich é cuidadoso em não deixar de prezar os boomers, até hoje os principais compradores das motocicletas Harley, muitas com preços entre US$ 20 mil e US$ 40 mil. Mas ele passa muito tempo tentando descobrir como atrair jovens adultos e mesmo adolescentes para a marca.
A pressão é maior no McDonald`s, que perdeu a preferência de muitos jovens que desejam alimentos com ingredientes mais frescos e menos aditivos. Steve Easterbrook, que tinha 47 anos quando foi promovido a diretor-presidente, no início de 2015, tomou rapidamente várias medidas para lidar com as preocupações enfatizadas pelos jovens adultos, incluindo um programa para limitar o uso de antibióticos nos frangos comprados pela rede.
Na Microsoft, Satya Nadella , de 47 anos, está há 17 meses na liderança e tem se mostrado mais disposto a trabalhar com jovens empresas de tecnologia do que seu antecessor, Steve Ballmer. Nadella se reúne regularmente com executivos de startups no Vale do Silício, e já permitiu que as tecnologias da Microsoft trabalhem com as ferramentas de software gratuito populares entre desenvolvedores de ponta.
(Colaborou Shira Ovide.)