Finanças

Não sabe para onde vai seu dinheiro? Veja 8 armadilhas que te impedem de ficar rico – Você só guarda quando sobra, não faz ideia do quanto realmente ganha e quanto gasta? Você pode estar sabotando suas próprias finanças. O Yahoo ouviu Anderson Pellegrino, professor de Economia da IBE Conveniada FGV, e Ricardo Humberto Rocha, professor de Finanças do Insper, para listar quais são os erros que impedem uma pessoa de enriquecer. Confira:

1. Não saber para onde vai o seu dinheiro

Para conseguir poupar e ter prosperidade é preciso ter uma vida financeira organizada e planejada. Para isso, é importante ter um controle de gastos com registros das despesas e receitas. Assim, você tem ideia de quanto é a sua renda e para onde está indo o seu dinheiro.

2. Não criar metas e planejamento de onde gastar o dinheiro

De nada adianta ficar juntando dinheiro sem ter uma meta de como e onde ele será utilizado. Se você tiver um destino para o dinheiro, vai ser muito mais difícil gastá-lo em compras por impulsos. Quanto mais planejamento, menos gastos e mais controle na sua vida financeira.

3. Poupar só quando sobra

Poupar deve ser uma prioridade, assim como pagar as contas de luz ou gás. A dica é poupar, ao menos, 10% do seu salário, assim que ele cair na sua conta e antes de pagar qualquer conta. Se você não consegue poupar esse montante, provavelmente gasta mais do que ganha e deve rever suas despesas.

4. Fazer compras por impulso

Esqueça aquele papo de que vai comprar um presente para si por que merece. O ideal é ser sempre racional no que se refere às compras e planejar com antecedência o que você precisa. Além de sempre pesquisar os preços em várias lojas antes de comprar, uma dica é esperar alguns dias para evitar gastar dinheiro naquela blusa que bateu o olho no shopping.

5. Ignorar os pequenos gastos do dia

Uma boa forma de ver como pequenos gastos impactam suas finanças é considerar as despesas de forma anual. O cafezinho depois do almoço, a ida a padaria e etc podem impactar o orçamento mais do que você pensa. Por isso, coloque todos os seus gastos em uma planilha para identificar de onde é possível cortar custos.

6. Não aplicar seu dinheiro

Você pode até começar guardando seu dinheiro na boa e velha poupança, mas o mercado oferece uma série de produtos mais atraentes. Analise onde investir de acordo com o montante que você já tem guardado.

7. Pagar por serviços dispensáveis

Não assiste os 200 canais da TV a cabo e tem uma série de serviços contratados no banco que nem sabe quais são? Esses serviços são armadilhas para a sua saúde financeira e podem representar R$ 100 de gastos à toa por mês.

8. Não usar os programas de fidelidade do seu cartão

Muitas vezes não dar bola para os programas de recompensa e fidelidade do cartão de crédito pode fazer com que você perca oportunidades de viajar ou de pegar produtos para sua casa sem custo algum.

Confira essa e outras dicas no nosso blog!

Fonte: Yahoo Notícias

REMOVER TODOS
COMPARE
0