Produto

Não elogie demais seu produto  – Isso pode gerar decepções e prejuízos posteriores

Soa contraditório, mas divulgar apenas avaliações muito positivas de produtos ou serviços é um risco que pode gerar, no longo prazo, resultados opostos ao pretendido. É o que revela estudo feito pelas universidades de Groningen, na Holanda, e de Münster, Alemanha, segundo o qual esse tipo de divulgação pode elevar muito a expectativa dos consumidores, que será frustrada quando o produto não atendê-la, gerando maiores processos de devolução ou queixas negativas.

O estudo avaliou mais de 9 milhões de page views de compras de uma grande loja online europeia pelo período de dois anos, constatando que, embora os produtos com comentários apenas positivos tivessem suas vendas incrementadas no curto prazo, estes também acabavam liderando os processos posteriores de devolução (custando ao vendedor entre US$ 6 e US$ 18 por unidade).

Essa rejeição ao produto se deve à limitação do consumidor em testá-lo ou avaliá-lo antes da compra, já que não teve acesso a eventuais críticas. Por isso, os autores recomendam que o comércio online forneça informações rigorosas sobre seus produtos e incentive o envio de comentários de consumidores (sem medo de incluir os desfavoráveis) em suas páginas online. Transparência é o nome do jogo.

Fonte: Época Negócio

REMOVER TODOS
COMPARE
0