Mulheres representam 50% dos novos empresários do país

19 de julho de 2014
Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) revelou que as mulheres se destacam como empreendedoras. Segundo dados do Sebrae, o Brasil conta com sete milhões de mulheres empresárias e desse total 70% tem ao menos um filho. Em 10 anos, o número de empreendedoras cresceu 21,4%. A pesquisa mostra ainda que 66% das mulheres iniciam uma empresa após identificar uma oportunidade de mercado.

Para as mães que decidem apostar em uma nova carreira, a identificação com a vida pessoal faz com que elas invistam em um negócio que seja próximo a sua realidade. Produtos para crianças ou roupas para as grávidas estão entre os empreendimentos escolhidos. A Miss Mammy é um exemplo disso. A marca de moda gestante de Blumenau (SC) foi criada pela Simone Papst que decidiu empreender nesse setor depois que ela engravidou e viu que a maioria das marcas do mercado não produziam roupas que dessem conforto e versatilidade às futuras mamães. “Sempre trabalhei como engenheira têxtil, o empreendedorismo nunca passou pela minha cabeça. Porém, depois da gravidez e da dificuldade em encontrar peças para o período gestacional, a vontade de investir no próprio negócio só aumentou”, afirma Simone. Hoje a marca já conta com 210 pontos de venda no país e, nesse ano aposta na linha infantil para meninas de três a 10 anos.
Para a fisioterapeuta Cláudia Wanderck, a ideia de ter o próprio negócio foi um reflexo do empreendedorismo da sua mãe, ela tinha apenas 10 anos quando Claudete Wanderck abriu a primeira Academia Long Life. Como os negócios da família eram voltados à área de saúde, resolveu estudar fisioterapia. Hoje, ela é diretora da Long Life Fisioterapia. “Acho que o empreendedorismo já está no sangue. Sempre tive orgulho de ver a minha mãe trabalhando e batalhando para que o negócio desse certo. Me espelho muito na determinação e independência dela”, diz.

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0