Mudança de carreira: a busca pela autorrealização – É comum que em algum momento da nossa trajetória profissional venhamos a nos perguntar se não é a hora de dar uma guinada de carreira.
Uma das grandes escolhas de nossas vidas acontece ainda na adolescência, quando saímos do ensino médio e escolhemos que profissão seguir entre centenas de possibilidades de nível técnico ou superior.
Essa escolha geralmente é baseada em uma série de fatores que envolvem não só nossos gostos e aptidões, mas opiniões de familiares, amigos, ou alguma atividade profissional que já esteja envolvido na adolescência, por exemplo.
No entanto, com o passar do tempo, novos interesses podem surgir e é comum que em algum momento da nossa trajetória profissional venhamos a nos perguntar se não é a hora de dar uma guinada de carreira.
Abrir o próprio negócio, mudar de área, enfim, dar novos rumos à atuação. Muitas transformações de carreiras ocorrem após momentos em que a pessoa começa a rever sua trajetória e buscar um sentido maior no trabalho.
As razões para a realização dessa mudança são diversas, os profissionais podem estar em busca de uma remuneração melhor, mais qualidade de vida ou mais satisfação na atividade a ser desenvolvida.
Segundo, Joseane Freitas, Idealizadora e Diretora de Pesquisa da Perfix Consultoria, empresa especializada em processos de gestão de carreira, nesses casos a palavra chave é planejamento. ‘Para realizar de forma eficaz uma mudança profissional é preciso ter bem definido seus objetivos e com isso elaborar um plano de transição de carreira bem formulado, confiável e seguro’.
Abaixo Joseane lista algumas dicas para realização desse processo da melhor forma possível:
Objetivo
Estude! – Sabendo quais competências e conhecimentos são necessários para a nova área de atuação, invista nos estudos. Uma mudança de carreira envolve novos aprendizados e conhecimentos técnicos.
Ajuda profissional
Perseverança
Fonte: Administradores.com