Mindset Como Influencia Na Sua Carreira.jpeg

Cada pessoa enxerga o mundo de uma maneira. Isso acontece porque cada um tem o seu próprio mapa da mente — ele é conhecido como “mindset”.

O mindset é formado por opiniões, crenças e valores que governam as atitudes do nosso cotidiano. Por tal motivo, ele é importante nas conquistas que alcançamos em nossas vidas — inclusive as profissionais.

No post de hoje nós mostraremos como você pode utilizar essa ferramenta para ter sucesso na carreira. Confira!

O que é mindset?

Como dissemos na introdução desse texto, o mindset diz respeito à forma como cada indivíduo reage diante de tarefas, desafios e oportunidades — seja na vida profissional, seja na vida pessoal. Os primeiros estudos sobre o tema focavam apenas na mente do ser humano, como se tudo o que ele precisasse para o sucesso estivesse ali.

No entanto, estudos mais recentes afirmam que outras características individuais também são importantes na formação do mapa da mente. Listamos abaixo as quatro bases pelas quais se realizará a construção das relações humanas. Veja:

  • biológica, que trata das capacidades fisiológicas do ser humano para interagir em sociedade;
  • experiência pessoal, que envolve fatores como a localidade onde a pessoa vive, cresce e se desenvolve, seu gênero e sua raça;
  • linguagem, pela qual é a forma pela qual as pessoas conseguirão estruturar seus pensamentos e opiniões;
  • cultura, modo que define as relações sociais de acordo com as experiências que os indivíduos conseguem absorver e compartilhar.

É por meio desses quatro pilares que as pessoas conseguem atuar em conformidade com os seus mindsets, fazendo com que os comportamentos aplicados possam ser convertidos em resultados.

Quais são os tipos de mindset?

Os especialistas afirmam que há dois tipos de mindset. Listaremos as características de cada um nos tópicos a seguir. Confira!

Mindset fixo

O mindset fixo é aquele que acredita em um determinismo pessoal para características como inteligência, talentos e habilidades — ou seja, elas são inatas e não podem ser aprendidas e nem melhoradas.

As pessoas que possuem a mentalidade fixa geralmente estão presas em suas zonas de conforto, evitam desafios — pois sentem medo de possíveis erros — e não conseguem evoluir na vida pessoal nem na vida profissional.

A consequência desse comportamento é a insatisfação e a desmotivação com suas conquistas, pois as pessoas não acreditam que podem aprender coisas novas e que errar faz parte da evolução humana.

Mindset progressista

Também conhecida como mentalidade de crescimento — ou dos aprendizes —, é o oposto do mindset fixo. Pessoas com mentalidade progressista enxergam oportunidades em todos os desafios e acreditam que a sua inteligência e seus talentos podem ser moldados e construídos com trabalho e dedicação.

Pesquisadores indicam que os pais podem e devem estimular seus filhos desde criança para que eles desenvolvam o mindset de aprendiz. Para fazer isso, eles devem estimular as crianças a trabalhar duro desde cedo e não devem elogiar apenas a sua inteligência,  como se tal característica não fosse fruto de muito treino e estudo.

Como alterar o seu mindset?

O mindset progressista é o mindset do sucesso. As pessoas que o possuem estão mais dispostas a correr riscos, fazer mudanças e aprender coisas novas.

A boa notícia é que, mesmo se você tiver um mapa da mente fixo, é possível alterá-lo. É um caminho árduo, mas extremamente possível. Veja a seguir o passo a passo para que a sua mudança de mindset seja alcançada.

Tenha compromisso

Em primeiro lugar, você precisa estar comprometida com a mudança. Modificar o mapa da sua mente é uma tarefa possível, mas exige atenção em todas as suas escolhas diárias para que você não se sabote sem perceber.

Defina qual é o seu mindset

Após comprometer-se com a mudança, é chegada a hora de definir o ponto de partida. Esse estágio exige honestidade e autoconhecimento para enxergar se você é pessimista ou otimista, se possui um mapa da mente fixo ou progressista.

Trace suas metas

Carol Dweck é uma professora de psicologia na Universidade de Stanford e referência quando o assunto é sucesso e motivação. Na obra “Mindset — A Nova Psicologia do Sucesso”, ela desenvolveu a teoria de como o sucesso pode ser alcançado pela forma como lidamos com os nossos objetivos.

Portanto, para que você tenha êxito em sua caminhada, é necessário traçar o seu propósito e o que vai fazer para chegar até a ele.

Responsabilize-se

Uma pessoa com o mindset progressista não tem medo de se responsabilizar pelas suas próprias ações. Ela é dona de si e encara os erros como forma de aprendizado.

Quem deseja alterar o seu mapa da mente de fixo para o de aprendiz deve aprender a ser proativo, colocando-se à frente das situações em vez de esperar que elas aconteçam.

Como utilizar o mindset para influenciar a sua carreira?

O Brasil está passando por um cenário econômico complicado — desemprego aumentando, mudanças na legislação trabalhista, diminuição nos salários…

O momento não é para pessoas pessimistas nem para aquelas que não acreditam que os problemas possam ser contornados, mas para os profissionais dispostos a trabalhar duro pelo crescimento.

As oportunidades não caem do céu. Logo, quem tem o mindset progressista sai na frente justamente por encarar as adversidades como forma de obter sucesso. Essas pessoas estão sempre procurando formas de fazer diferente e melhorando o próprio desempenho.

Quem tem o mapa de aprendiz busca ideias para adaptar os seus produtos e serviços a fim de diminuir seus preços e aumentar a satisfação da sua clientela.

Se são empregados, eles aumentam a sua produtividade e fornecem ideias às empresas sobre como diminuir custos para melhorar os processos internos, procuram novos cursos e investem em sua formação tanto pessoal quanto profissional.

Em um ambiente competitivo como o que vivemos atualmente, os profissionais precisam fazer sempre mais. Isso não necessariamente significa trabalhar mais tempo por dia, mas melhorar a sua qualidade e se tornar referência nas atividades que desempenha.

No entanto, para se manter em crescimento é necessário batalhar diariamente a fim de manter a positividade e a constante evolução. E então, você conseguiu definir qual é o seu mindset? Compartilhe e deixe um comentário contando sobre isso!

REMOVER TODOS
COMPARE
0