Mindfulness: Atenção Consciente

Mindfulness: Atenção Consciente
especialista da IBE Conveniada FGV – Eline Rasera
Embora seja uma palavra diferente, a técnica vem ganhando espaço entre as diversas áreas como saúde, empresas, esportes, entre outras. Todos concordam que a vida moderna tem-se apresentado um tanto estressante em decorrência dos afazeres pessoais, profissionais, sociais, ou todos juntos. Mais recentemente com a gama de informações e noticias que todos os dias chegam até nós através da tecnologia.
Por conta da pressa e da necessidade em atender a toda essa demanda, fazemos várias coisas ao mesmo tempo: andamos, nos alimentamos, conversamos, checamos computador, trabalhamos, cuidamos da família, praticamos esportes, etc., mas fazemos tão rápido que mal conseguimos prestar atenção ao momento da realização.
Durante as refeições, por exemplo, observa-se a falta de foco. As pessoas, ao mesmo tempo em que se alimentam, olham (quase que obcecadamente) os celulares – e-mails, face, às vezes assistem TV, mas pouco, muito pouco mesmo, prestam atenção ao que comem, as cores dos alimentos, ao sabor, e menos ainda, observam a importância do valor nutritivo daquele alimento ao organismo.
E quando caminham dão pouca atenção aos lugares por onde transitam, a arquitetura das casas, arvores, movimento das pessoas. Pessoas? Que pessoas? Esses são alguns exemplos do dia a dia. E evidentemente que o corpo, físico e emocional, um dia sinaliza as conseqüências desse estilo de vida.
Ansiedade, apatia, depressão, taquicardia, esgotamento e doenças de todos os tipos, podem ser decorrentes no organismo. É o corpo que “reclama”, que pede mais cuidados, mais atenção.
Uma das maneiras de alterar esse quadro é a mudança de hábitos, de atitudes, de comportamento frente ao que se faz. É fazer as mesmas coisas, mas de forma diferente.
Falta de tempo, dificuldades para mudar, são algumas desculpas que certamente surgirão. “Cuidado com as desculpas verdadeiras”. Elas podem até existir, mas são desculpas! Mudar é uma decisão, uma escolha, e como tal, responsabilidade de cada um de nós, sem possibilidade de delegar ou de terceirizar (ou culpar alguém ou algo).
Mindfulness é a pratica da atenção consciente. O estudo dessa modalidade já tem 40 anos, mas parece que agora faz parte também da busca dos profissionais e do publico em geral, e não somente de um grupo especifico de pessoas – “os new age” (exame.com).
Segundo Jon Kabat-Zinn, fundador da técnica de “Redução de Estresse Baseada no Mindfulness” – MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction),  “é a consciência que decorre de se manter a atenção propositalmente voltada ao momento presente, sem fazer julgamentos” .
A tendência é viver tendo mais contato com o momento, estar mais centrado e atento ao presente, sem apego ao passado e ansiedade pelo futuro. É o viver o aqui e agora e sem julgamentos. Experiências já tem demonstrado a legitimidade da prática como uma intervenção eficaz para doenças, físicas e emocionais.
Então, para adquirir esse habito, eliminar crenças e adotar novos padrões de comportamento para obter uma vida com mais qualidade, o primeiro passo é a escolha e decisão, e o segundo, disciplina e prática.
Pra começar, que tal dar foco nas pequenas atividades diárias e saborear cada momento? Isso mesmo. Sentir o “sabor das coisas” e o prazer de cada ação. Dar sentido e significado! Se abrir para a experiência única, numa atitude não critica.
E praticar meditação que, quando trazida para o contexto da saúde e bem estar, torna o objetivo da técnica, como a busca da qualidade de vida!
Conseqüências da escolha? Muitas. Saúde, serenidade, criatividade, prazer e realizações. E do que mais precisamos para sermos felizes?
Fonte: Panorama de Negócios

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