Micros e pequenas usam benefícios inusitados para reter profissionais em meio à crise

Micros e pequenas usam benefícios inusitados para reter profissionais em meio à crise

 

Líderes abusam da criatividade e inovam para motivar os colaboradores

 

A crise no mercado de trabalho impactou o relacionamento das empresas com seus colaboradores. A oferta de mão de obra jogou o valor dos salários para baixo e, se é preciso atrair e reter os melhores talentos, a palavra de ordem é motivação. Ainda mais em meio às micros e pequenas, que possuem menor poder de fogo.

“Levando em consideração que o significado de motivação nada mais é do que o motivo que nos leva à ação, isso significa muito mais que simplesmente um bom salário ou um plano de carreira. O conceito vai além das fronteiras corporativas e se torna praticamente um combustível para o profissional que aspira ao sucesso”, declara o especialista em Gestão de Pessoas e professor da IBE Conveniada FGV, Leandro Garcia.

A especialista em desenvolvimento organizacional, também professora da IBE Conveniada FGV, Rita Ritz concorda com Garcia, e aponta outro fator que coloca sobre as empresas uma grande responsabilidade por motivar suas equipes. “A entrada das novas gerações no mercado promoveu mudanças significativas, pois elas buscam um sentido no trabalho, que vai além do salário”.

Os sócios Alberto Augusto e Juliana Freitas, apostaram na vaidade feminina e passou a oferecer o Clube do Esmalte às jornalistas da casa. Contratou os serviços de manicure dos profissionais do Studio 7, da mesma cidade, que, uma vez por semana atendem dentro da agência e em horário de expediente. O benefício superou as expectativas da liderança e já é o preferido das mulheres, mais até do que o convênio para o almoço.

“Percebemos que o clima organizacional era um fator-chave, quando passamos a melhor avaliar a nossa equipe para entender sua motivação. Como queríamos oferecer um benefício que fizesse a diferença no dia-a-dia das mulheres dentro da própria empresa, que significam 66% dos profissionais contratados, tivemos a ideia do Clube do Esmalte. E foi um sucesso”, conta Juliana. “Para os homens, já estamos estudando a implantação do Clube da Barba, com serviços tipicamente masculinos”, adianta Alberto.

 

O maior recurso

 

Os dois especialistas da IBE Conveniada FGV destacam, ainda, que as pessoas são o maior recurso da organização, independentemente do tamanho que ela possua. Por isso, é fundamental que os profissionais estejam em plenas condições de exercerem suas funções, além de estarem satisfeitos com o trabalho. As empresas mais modernas já entenderam a necessidade de investir em seus colaboradores. Academia, descanso, lazer ou pequenos momentos de alegria são algumas das regalias mais desejadas. Neste sentido, alguns líderes abusam da criatividade e oferecem benefícios bem inusitados.

Os sócios Armando Rosa e André Rosa, proprietários da Resolução Montagens e Soluções Industriais, localizada em Nova Odessa – SP, também encontraram uma maneira bem diferente de agradar aos funcionários, todos homens, da empresa. Anualmente, eles saem para duas grandes pescarias. “Percebemos que em um setor onde a pressão pelo cumprimento de prazos e metas é grande, nossa equipe ansiava por alguma coisa diferente”, conta Armando. “Nas pescarias, ninguém é diretor ou colaborador, somos todos pescadores, amigos em um momento de lazer só nosso e isso ajudou na motivação e integração do time. Nosso índice de rotatividade é muito baixo”, conclui André.

Na NW Software, empresa de tecnologia de Americana, a maioria dos colaboradores tinha um assunto em comum. O excesso de peso e falta de motivação, tempo, ou vontade mesmo, de iniciar um programa de exercícios físicos por conta própria, a começar pelo diretor Marcelo Furlan. A ideia logo tomou forma de um projeto e agora é prática constante. A NW Fitness é um programa com personal e tudo, para acompanhamento de treinos diários, caminhadas e corridas. Podem participar todos os colaboradores e dependentes gratuitamente. Agora, é um benefício oferecido pela empresa com aprovação geral.

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645