Metas não alcançadas fazem empresas alterarem constantemente o quadro de executivos; estudo britânico aponta programa da FGV como o melhor do Brasil

A taxa de rotatividade dos profissionais que comandam as empresas no Brasil tem registrado crescimento a cada ano. Só no ano passado, 22,8% dos cargos de comando foram alterados, de acordo com pesquisa realizada pela CEO Succession. O principal motivo para as mudanças é o fracasso no cumprimento de metas, o que evidencia a necessidade de uma melhor capacitação dos CEOs brasileiros.

 

A formação, o relacionamento e a troca de experiências são apontados por CEOs como os principais pontos que podem auxiliar no desenvolvimento dos dirigentes. A especialista em recrutamento de altos executivos e diretora da Business Partners Consulting, Viviane Gonzalez, revela que o mercado para esses profissionais está cada vez mais exigente, disputado e difícil. “Isso acontece principalmente pela exigência de retorno em prazos cada vez mais curtos. Antes, os CEOs tinham um tempo de médio ou longo prazo para mostrar resultados. Hoje, a cobrança é muito forte e, se o resultado não vem de imediato, a mudança é feita”, aponta Viviane.

 

A especialista destaca que este cenário também provoca um desafio a mais para as empresas: a procura pelo perfil ideal. “O candidato a CEO deve ser altamente capacitado e possuir um perfil específico, o que não é fácil de ser encontrado, sobretudo, porque esses profissionais são muito jovens e carentes de bagagem”, afirma.

 

Relacionamento é diferencial no melhor programa de formação do Brasil

A Fundação Getulio Vargas (FGV) é a melhor instituição do Brasil para a formação de CEOs segundo estudo divulgado pela revista britância Times Higher Education (THE), que apontou, também, a escola de negócios como a 35ª melhor do mundo para a formação de executivos que ocuparão cargos de liderança nas maiores empresas. O estudo, denominado Índice Alma Mater: Executivos Globais, teve sua primeira edição em 2013. Segundo a publicação, a metodologia utilizada contou com uma lista das 500 maiores empresas do ano. Após as análises de currículo dos CEOs, foi possível chegar às 100 instituições que mais contribuíram com a formação dos estudantes.

 

O formato da programação e o resultado obtido pelos participantes do CEO FGV foram os pontos que mais contribuíram para esse resultado. A metodologia utilizada pela instituição, com encontros periódicos entre CEOs que envolvem palestras, discussões de grupo, exemplos reais, exercícios de equipe, troca de experiências e participação restrita a altos executivos, é considerada um diferencial pelos participantes. “Essa interação gera um compartilhamento de experiências e enriquece o programa. Esse conjunto possibilita um desenvolvimento real das competências de gestão de pessoas, processos e negócios”, aponta o diretor financeiro da STEMAC (Grupos Geradores e Soluções em Energia) e aluno do CEO FGV, Valdo Marques Junior.

 

Para o presidente da IBE Conveniada FGV, a maior conveniada da Fundação Getulio Vargas no interior Paulista, Heliomar Quaresma, a participação restrita a altos executivos e a seleção criteriosa faz com que os CEOs encontrem no programa a experiência e bagagem necessárias para o cumprimento de suas metas. “A formação de líderes é uma marca da instituição. A qualidade do ensino, o relacionamento entre pessoas focadas em objetivos comuns e com experiências a compartilhar faz com que tenhamos profissionais de altíssimo nível, com habilidades que as empresas anseiam em um mundo corporativo tão dinâmico”, diz.

 

Encontro reúne CEOs de todo o Brasil em Campinas

A IBE Conveniada FGV de Campinas recebe no próximo dia 4 de dezembro, a partir das 9h, o 4º CEO INSIGHTS, um encontro entre os presidentes e altos executivos das maiores empresas do país para discutir temas relativos ao desenvolvimento dos negócios e da economia. No mesmo dia, também serão lançados dois novos programas: o InterSector Alliance e o Family Business Program. A participação no encontro é gratuita. As vagas são limitadas e disponibilizadas mediante convite e análise de currículo. Para mais informações ou inscrições, ligue para (19) 3739-6429, ou entre em contato através dos e-mails  [email protected] e [email protected]. A IBE Conveniada FGV de Campinas fica na Rua José Paulino, nº 1369, no Centro.

REMOVER TODOS
COMPARE
0