Meditacao Mindfulness Como Ela Pode Ajudar Na Sua Carreira.jpeg

Em um mundo globalizado e em constante mudança, precisamos lidar com um grande volume de informações e tarefas no dia a dia. Com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, é normal que a concentração e o foco fiquem prejudicados. No entanto, existe uma técnica capaz de ajudar qualquer pessoa a ter uma vida mais tranquila e produtiva: a meditação mindfulness.

Ao contrário da meditação clássica, que tem a transcendência como objetivo, a mindfulness visa colocar toda a atenção no presente. Também conhecida como atenção plena, essa técnica consiste em exercícios que fazem o praticante desapegar do passado e não ficar obcecado com o futuro, sempre executando suas atividades com um passo de cada vez.

Dentro desse conceito, a atenção e consciência já fazem parte da natureza humana, basta que sejam treinadas. Ao atingir um nível elevado de foco, a pessoa consegue desempenhar suas tarefas afastando todo tipo de estímulo externo, como gente falando ao redor, sons de celulares e até mesmo os próprios pensamentos.

Colocar isso em prática pode trazer ótimos benefícios para a carreira. Por isso, separamos para este artigo algumas técnicas para você treinar a meditação mindfulness no cotidiano, além de uma lista com as principais vantagens que a prática traz ao dia a dia de trabalho. Quer saber mais? Confira a seguir!

Como praticar a meditação mindfulness?

A meditação mindfulness pode ser praticada em pequenos momentos de concentração no dia a dia, como uma caminhada ou na hora do banho. Basta fechar os olhos por alguns minutos e se concentrar no barulho do chuveiro, na respiração ou no ato de dar passos, um após o outro, por exemplo.

Também existem programas formais para a execução da técnica, adotados por muitas grandes empresas ao redor do mundo, como o Google. Nessas aulas, os funcionários são separados em turmas para exercitar a concentração com a orientação de um especialista. Os intervalos costumam ser curtos, com duração de aproximadamente 15 minutos.

Confira abaixo dois exemplos de exercícios que você pode praticar:

  • 3 minutos (ou 3 passos) de mindfulness: primeiro, feche os olhos e leve toda a sua atenção para alguma atividade do seu corpo. Podem ser sensações físicas ou pensamentos. Depois, concentre-se em tudo o que envolve a sua respiração. Por último, vá voltando aos poucos a atenção para o corpo e inclua percepções sobre o ambiente ao redor;
  • mindfulness de respiração: nesse exercício, o corpo atua como âncora. Feche os olhos, respire fundo e deixe que a mente divague. Quando notar alguma dispersão, leve sua atenção de volta ao corpo. Repita o ciclo quantas vezes forem necessárias.

Quais são os benefícios da prática na vida profissional?

São muitas as vantagens da meditação mindfulness para a carreira, da entrega de resultados à qualidade de vida. Veja a seguir algumas delas:

Melhora na concentração

No mercado de trabalho atual, os profissionais precisam lidar com um alto volume de informações e com a necessidade de ser multitarefas. Além disso, existem os problemas pessoais, que se misturam na mente em meio a esse turbilhão de pensamentos. Nesse cenário, uma mente destreinada perde o foco facilmente, o que faz a pessoa se sentir frustrada e até mesmo ter dúvidas sobre a própria capacidade.

Ao praticar a meditação mindfulness, o profissional passa a dividir grandes tarefas ou problemas em partes menores, resolvendo uma de cada vez. Isso ajuda a aumentar a concentração e colocar o foco apenas no que está sendo feito no presente, sem pensar em fatores externos.

Aumento da produtividade

A melhora na concentração leva a outro benefício: o aumento da produtividade. Se o profissional consegue trabalhar sem dispersões ou distrações, as tarefas são cumpridas de forma mais rápida, em maior volume e com mais qualidade. Com isso, seu desempenho melhora drasticamente, assim como os resultados do negócio.

Melhoria na memória

Uma das principais técnicas da meditação mindfulness é a classificação de pensamentos. Quando surge uma dispersão, a pessoa a guarda em uma “prateleira”, como trabalho, relacionamento, saúde ou família. Ao organizar e compartimentar as ideias, fica mais fácil lembrar das informações, o que gera melhorias na memória.

Segundo um estudo feito em 2012, a capacidade de memória de praticantes da atenção plena é 16% maior que a das outras pessoas. Além disso, a meditação também favorece a criatividade e a habilidade de obter respostas para temas complexos.

Desenvolvimento da inteligência emocional

Ter inteligência emocional é fundamental para qualquer profissional de alta performance, e a meditação mindfulness é uma grande aliada nesse quesito. Ao praticar a atenção plena, a pessoa adquire a capacidade de manter a tranquilidade mesmo em situações caóticas, necessidade muito comum no mercado de trabalho atual.

Além disso, a qualidade das relações interpessoais aumenta. O profissional consegue controlar seu comportamento nos mais diversos tipos de situação e ter maior entendimento tanto das próprias emoções quanto das de outras pessoas.

Benefícios à saúde

Aumentar a concentração e ser capaz de organizar os pensamentos também gera diversos benefícios à saúde, o que melhora a qualidade de vida e o bem-estar no trabalho. Algumas das principais vantagens são a redução do estresse e o aumento da qualidade do sono. Com mais foco e tranquilidade, o profissional consegue levar um dia a dia mais leve tanto na empresa quanto fora dela.

Uma mente saudável também traz benefícios ao corpo. De acordo com cardiologistas, a prática regula a frequência cardíaca e controla a pressão arterial, evitando problemas como hipertensão e doenças cardiovasculares. Com tantos benefícios, não é exagero dizer que a atenção plena amplia a expectativa de vida.

Chegamos ao final do nosso artigo sobre meditação mindfulness. Agora que você já entendeu as vantagens dessa prática para sua carreira, basta começar a aplicar as técnicas no seu dia a dia. Faça os exercícios, coloque foco total no seu presente e elimine as distrações. Temos certeza de que você verá os resultados rapidamente!

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