Logística E Supply Chain

Muitas pessoas costumam usar os termos logística e supply chain dentro do mesmo contexto. Porém, essas duas palavras possuem significados diferentes embora estejam interligadas em áreas que lidam com a gestão de informações, equipamentos e recursos.

Supply Chain Management é a gestão de uma cadeia de suprimentos, que une diversos processos dentro de uma empresa, integrando-os com outras organizações colaboradoras ou parceiras de mercado.

Essa gestão de supply chain compreende diversas ações, como: gestão de estoques, operações de abastecimento e aquisição de matérias-primas, a entrada dos pedidos dos clientes, a manufatura ou a industrialização dos produtos e as atividades da logística (entrega eficiente de produtos até seu ponto de consumo).

Com essa breve descrição já deu para perceber que as atividades que compreendem o todo do supply chain são bem mais abrangentes do que a logística. A logística é parte do supply chain, compreendendo o transporte de produtos de um lugar para outro e a gestão de informações relacionadas a essa movimentação.

A logística não está apenas relacionada às operações de transporte, já que também avalia as melhores tecnologias para movimentar os materiais e as cargas. Essa área também é responsável pela otimização dos recursos e agilidade nas entregas. Já o supply chain tem a ver com uma visão mais abrangente do negócio, além de estratégica e integral.

Desafios do supply chain e da logística

Há maneiras de impedir que uma empresa enfrente dificuldades por causa de logística ineficiente. Para isso, o gestor dessa área precisa pensar de forma estratégica e ter uma visão holística dos processos. É preciso rever métodos e ações, aprimorando instrumentos e técnicas de automação do abastecimento e da gestão do estoque.

Também é preciso cuidar da relação com os fornecedores, associando os sistemas das empresas para buscar, por exemplo, eficiência na aquisição de matéria-prima para evitar o desperdício de recursos.

É preciso, ainda, estruturar rotas de transporte e avaliar quais são os depósitos que têm os melhores recursos de localização, segurança, carga e descarga, empilhamento e circulação de mercadorias, bem como a parada e o estacionamento de veículos. Esse é um trabalho importante de supply chain.

Como você percebeu, o supply chain pode ser determinante para o sucesso da empresa e participação competitiva no mercado.

MBA Gestão em Logística e Supply Chain Management

É você que cuida da gestão da cadeia de suprimentos da sua empresa? Acha que precisa aprender mais sobre esse assunto e tornar-se um líder no assunto?

O MBA Gestão em Logística e Supply Chain Management da FGV pode mudar sua carreira no próximo ano. Existem poucos profissionais no Brasil especializados nessas áreas, que são tão importantes para a competitividade das empresas. Além disso, o executivo deve estar preparado para pensar em soluções completas de logística integrada aliadas às mudanças constantes no ambiente digital.

O mercado de hoje não comporta mais profissionais apenas especializados em produtos e serviços. Você precisa se transformar em um profissional estratégico ou, em breve, será substituído pela tecnologia.

No MBA da FGV você tem contato com conteúdo estratégico de primeira linha, que não é ensinado nos cursos de graduação, tecnólogos e MBAs de outras instituições.

Não perca mais tempo e aprimore suas capacidades gerenciais e operacionais em Logística e Supply Chain Management.

Você vai aprender ainda mais sobre gestão da cadeia de suprimentos, procurement e desenvolvimento de fornecedores, logística internacional, gestão da produção e das operações logísticas, transporte e distribuição, logística do varejo, custos logísticos, aspectos tributários na cadeia de suprimentos, entre outros temas.

No MBA Gestão em Logística e Supply Chain Management você ainda tem a opção de participar de programas e módulos internacionais nas Universidades de Miami e Stanford, nos Estados Unidos, as principais escolas de negócios do mundo.

Confira aqui!

Your compare list