LIDERANÇA SITUACIONAL: A FLEXIBILIDADE PRODUZ RESULTADOS POSITIVOS
A liderança situacional é uma das formas mais eficazes de liderar uma organização contudo, na gestão de pessoas, muitas vezes está ausente da lista de estilos de liderança dominantes. Aprender a ser um líder situacional ajuda os empresários e executivos a orientar efetivamente os funcionários que estão em vários níveis de desenvolvimento.
O que a liderança situacional ensina é que você precisa primeiro fazer seu diagnóstico e depois agir para fornecer as coisas que podem fazer a diferença.
Abaixo, descubra como desenvolver uma equipe coesa e forte que alcance sua visão organizacional, aprendendo mais sobre liderança situacional.
O que é liderança situacional?
A liderança situacional é uma abordagem de liderança flexível e adaptável que determina se um líder é mais diretivo ou solidário com base nas necessidades individualizadas de seus seguidores.
Por exemplo, empresários, executivos e gerentes que praticam esse modelo de liderança mudam seu estilo de gestão com base no desenvolvimento de uma pessoa.
As 5 qualidades da liderança situacional
Como a liderança situacional é um modelo de liderança, ela é melhor definida pela forma como é colocada em ação. Por exemplo, os líderes empresariais a tornam aplicável em suas organizações através das seguintes qualidades:
Analisar: Os gerentes situacionais se concentram em identificar e analisar os fatores de prontidão de desempenho dos funcionários, o que os ajuda a ajustar seu estilo de liderança.
Adaptar: Este tipo de líder pode adaptar os comportamentos de influência. Mesmo que eles estejam lidando com mais de uma pessoa ao mesmo tempo, eles ainda podem fazer a transição sem problemas com base nas necessidades das pessoas na sala.
Influenciar: Em vez de usar autoridade, aqueles que praticam a gestão situacional constroem influência, que vem da construção de confiança e de um ambiente de trabalho seguro.
Servir: O objetivo deste modelo de liderança é servir aos outros, sendo flexível com o que os funcionários precisam da pessoa que os orienta.
Desenvolver: O crescimento dos colaboradores é o objetivo principal de um líder situacional. Por causa disso, eles geralmente atuam como coaches que orientam seus funcionários por meio de experiências e oportunidades de aprendizado.
Por que aprender sobre liderança situacional é importante
Em vez de liderar de um ângulo unidimensional, os líderes situacionais orientam efetivamente suas organizações ao implantar estrategicamente suas qualidades de liderança. Portanto, eles criam melhores resultados modificando-se para influenciar positivamente os funcionários.
Esse modelo de liderança empresarial resulta em aumento de produtividade e níveis elevados de satisfação no trabalho. De acordo com uma pesquisa publicada pela Scientific & Academic Publishing, “a liderança situacional provou ser um estilo de liderança muito eficaz para motivar funcionários em diferentes tipos de setores. De acordo com os resultados obtidos, está diretamente relacionada com a melhoria da produtividade das tarefas do funcionário.”
Simplificando, a liderança eficaz não é igual para todos – as pessoas dentro de uma organização diferem umas das outras. Enquanto alguns podem precisar de mais apoio e direção, outros podem precisar exatamente do oposto.
Como escreveu Paul Hersey, co-criador do modelo de Liderança Situacional: “As pessoas diferem não apenas em sua capacidade de fazer, mas também em sua ‘vontade de fazer’.” Independentemente dessas diferenças, os líderes situacionais servem de uma maneira que faz com que todos trabalhem em direção a uma visão coletiva.
A explicação do modelo de liderança situacional
No Modelo de Liderança Situacional Hersey-Blanchard, existem quatro estilos de liderança diferentes combinados com quatro níveis de Performance Readiness ou maturidade de um funcionário.
Em ordem cronológica, os estilos de liderança são classificados do menos preparado (exigindo a maior quantidade de direção e apoio), ao mais pronto (requerendo o mínimo de orientação e apoio).
Determinar (E1)
Colaboradores que têm a menor quantidade de prontidão de desempenho exigem a maior quantidade de atenção. Por exemplo, esse estilo de liderança é normalmente usado quando alguém é novo em sua função, não é autodidata ou não atende aos padrões.
Quando um funcionário não pode tomar decisões por si mesmo, um líder dá as ordens. Eles estabelecem metas e prazos claramente definidos e também verificam regularmente o progresso.
Persuadir (E2)
Os líderes nesta fase servem como uma figura influente e solidária para aqueles que demonstram interesse em aprender como executar um trabalho bem feito.
Esse estilo de liderança é usado ao fornecer motivação, aumentar a adesão e construir confiança. Em essência, o líder prova ser alguém capaz de liderar os membros de sua equipe.
Compartilhar (E3)
Um líder que apoia cria um ambiente colaborativo e encorajador onde a contribuição é bem-vinda. Embora o funcionário em questão possa ser mais experiente e capaz do que aqueles que exigem os estilos de contar ou vender, ele ainda precisa de apoio.
Ao praticar esse estilo, os líderes práticos permitem que o membro da equipe tome decisões, mas ajudam conforme necessário.
Delegar (E4)
Esse estilo de liderança é praticado ao lidar com membros de equipe experientes, competentes e motivados. Esses funcionários recebem o mais alto nível de autonomia porque provaram que podem se dirigir com sucesso.
Com esse tipo de pessoa, os empresários e gerentes podem ser mais práticos, mas ainda oferecer suporte se a pessoa precisar.
Exemplos de Liderança Situacional
As pessoas a seguir servem como ótimos exemplos de como o modelo situacional se parece na prática. Embora entender a teoria seja importante, é igualmente benéfico para os líderes ver como o modelo funciona.
Dwight D. Eisenhower, 34º presidente dos EUA e general cinco estrelas
“Planos são inúteis, mas planejamento é indispensável.”
Eisenhower é conhecido como um líder situacional altamente adaptável. A liderança situacional de Dwight D. Eisenhower serviu-lhe como Comandante Supremo da Força Expedicionária Aliada na Europa, presidente da Universidade de Columbia e, mais tarde, o 34º presidente dos EUA. Embora essas posições de poder fossem diferentes, Dwight D. Eisenhower sempre liderou estudando as pessoas e pensando estrategicamente.
Por exemplo, durante sua presidência, ele analisou profundamente outros líderes políticos e tentou descobrir o que chamou de “equação pessoal”. A liderança situacional de Eisenhower deu-lhe uma maior compreensão daqueles com quem trabalhou e o ajudou a perceber como ele poderia influenciá-los positivamente.
Phil Jackson, treinador da NBA
“A força da equipe é cada membro individual. A força de cada membro é a equipe.”
Jackson treinou alguns dos maiores jogadores de basquete da história: Michael Jordan, Dennis Rodman, Kobe Bryant e Shaquille O’Neal. Ele tratou cada jogador como um indivíduo, analisando seus pontos fortes e os lugares em que eles poderiam crescer para melhorar o time como um todo.
Por exemplo, ele rapidamente usou o estilo de liderança delegada com Jordan, mas O’Neal exigiu uma abordagem mais prática. Jackson sabia que Shaq era um jogador fenomenal, mas não estava em seu nível ideal de desempenho quando se juntou ao time.
Em um discurso capturado pelo Lakers Nation, Jackson diz que desafiou Shaq a jogar 48 minutos por jogo. Essa abordagem de liderança prática levou Shaq a ganhar o MVP naquele ano.
Steve Jobs, cofundador da Apple
“Não faz sentido contratar pessoas inteligentes e dizer a elas o que fazer; nós contratamos pessoas inteligentes para que elas nos digam o que fazer.”
O cofundador da Apple, Steve Jobs, era um líder multifacetado, e é por isso que é difícil categorizar seu estilo de liderança. Com base na maneira como guiava os outros, era mais provável que ele fosse um líder situacional.
Seu comportamento e ações realmente dependiam da situação e do indivíduo com o qual ele estava lidando na época. Embora ele fosse, sem dúvida, um CEO incrivelmente inspirador, ele também não tinha um alto nível de controle emocional.
Ao usar o estilo de liderança revelador, Jobs conseguia falar com uma franqueza cortante. Seu exemplo mostra que mesmo líderes excepcionais ainda têm espaço para melhorias. A utilização desses estilos de liderança é um processo que exige dedicação e busca constante pelo crescimento e desenvolvimento.
Como aprender a liderança situacional
Como vimos acima, a liderança situacional é uma das melhores abordagens atuais para obter resultados das equipes. Seja na gestão de pessoas ou na governança corporativa, um líder saber agir de acordo com o cenário proposto é fundamental para o sucesso de uma organização.
Agora, você pode estar se perguntando, onde e como aprender sobre a liderança situacional?
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