Rosa Perrella Panorama De Negocios

LIDERANÇA ESTRATÉGICA PARA GESTÃO DE RESULTADOS COMEÇA COM MUDANÇA DE MENTALIDADE

 

“Quais são os desafios mais significativos que podemos perceber no exercício da liderança contemporânea? Podemos citar os mais comuns, como desafios de comunicação, acesso às informações, qualidade das informações e flexibilidade”.  Assim, a professora da IBE Conveniada FGV, Rosa Perrella, especialista em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching Executivo, analisa o perfil atual do líder.

Entretanto, segundo ela, o real desafio da atual liderança é a mudança, tanto de comportamento quanto de ambiente. A professora explica que a modificação comportamental pode acontecer em espaços de tempo diferentes. Uma reviravolta na vida financeira pode mudar os ânimos de qualquer pessoa de uma hora para outra. Mas, em períodos mais extensos, essa alteração pode atravessar gerações de pessoas, por exemplo.

Hoje em dia, na era das redes sociais, as virtudes ou defeitos do profissional, que refletem em seu posicionamento de líder, pode ser exposto tanto positivo, quanto negativamente. “Sendo assim, as pessoas passam também a selecionar as empresas para as quais irão trabalhar pelo perfil de líder que ela contém. É muito comum percebermos essa movimentação entre profissionais que buscam pelos líderes que vão desenvolver suas competências e valorizá-las”, explica.

Para a professora, os líderes contemporâneos precisam compreender que tipo de liderança exerce, pois muito provavelmente irão atrair para sua equipe, de uma maneira intencional ou não, profissionais com determinadas características, mas que talvez não sejam exatamente as que ele mais valoriza.

Outra coisa comum nas empresas são os líderes precisarem lidar diariamente com pessoas tentando tomar seus lugares. Na visão da especialista Rosa Perrella, o líder não precisa se preocupar com essa postura. “Se você é um bom líder, você irá ajudar essa pessoa. Até porque as habilidades e atitudes que o líder adquiriu com sua experiência falarão mais alto do que alguém bem informado”, diz.

Entretanto, é muito importante entender quais dos valores pessoais no exercício da liderança são predominantes no próprio comportamento, pois somente assim é possível conhecer qual o seu perfil enquanto líder e como vai encarar essas situações. É por isso que um bom líder precisa gostar de gente. “Na amizade, nós trabalhamos as igualdades. No trabalho, o líder trabalha diretamente com as diferenças. Por isso é necessário gostar de gente para o exercício da função”, ressalta Rosa. “Tudo o que é coisa, a gente gerencia. Entretanto, tudo o que é pessoa, a gente lidera. Por isso, é necessário desenvolver um tipo de liderança inspiradora e servidora”, completa.

REMOVER TODOS
COMPARE
0