Liderança de times de alto desempenho é tema de palestra em Campinas

Nesta terça-feira (17), a IBE Conveniada FGV de Campinas promoveu a palestra Times de Alto Desempenho: os Desafios da Nova Liderança, com Lígia Molina, coach e professora de gestão de pessoas. No evento, os participantes aprenderam sobre competências e habilidades, o poder da comunicação eficiente e a empatia como ferramenta estratégica. Cerca de cem pessoas participaram.

Lígia enumerou as principais características de um líder de alta performance. Segundo ela, o líder precisa ser o protagonista dentro da organização, focado em resultados, positivo e saber lidar com situações difíceis. Além disso, quem está em posição de liderança não deve ser agressivo. “A agressividade é um aspecto do passado e que não combina mais com a atualidade. Não é pelo grito que o líder consegue trabalhar da melhor forma”, ressaltou a professora.

Para a palestrante, o líder é um protagonista que faz a equipe colocar em prática planos de ação que melhoram os processos dentro da empresa. “O líder extrai as melhores habilidades dos colaboradores para eles trabalharem da melhor forma possível”, disse.

Perguntas que um líder faz

Lígia mostrou, ainda, quais são as principais perguntas que todo líder faz para si: como posso ajudar as demais áreas da empresa para juntos chegarem aos melhores resultados dentro dos prazos; como posso melhorar os processos e o fluxo de informações; como posso melhorar a comunicação dentro da empresa; o que preciso melhorar em mim para conseguir a confiança do meu gestor e subordinados; em quais pontos preciso melhorar e como posso ajudar o outro a melhorar também?

Principais desculpas de um líder que não é protagonista

A professora também apresentou aos participantes as desculpas mais comuns usadas pelos líderes que não querem ser protagonistas, influenciando negativamente a cultura organizacional. De acordo com ela, esse tipo de gestor costuma dizer: eu não sabia; isso sempre foi assim; isso não é a minha função; eu não tenho culpa; já deu o meu horário e esse cliente não é meu!

Essas afirmações demonstram que o líder não tem aderência à cultura da empresa. Ele precisa mudar sua atitude e se perguntar até que ponto seu trabalho gera valor. “Na maioria dos casos, as pessoas abandonam o líder e não a empresa. Um líder que não é protagonista afasta os bons profissionais”, disse Lígia.

O que as empresas esperam da liderança de times de alto desempenho

Lígia também listou o que as empresas esperam das suas lideranças, enfatizando que hoje a empatia é fundamental. “Saber se colocar no lugar do outro é a base de qualquer relação”, afirmou.

As organizações querem que o líder esteja alinhado com os valores da empresa, seja preocupado com o desenvolvimento das pessoas e em formar um sucessor, acompanhe as metas (pessoais, do time e da empresa), tenha interesse genuíno pelas pessoas, procure desenvolvimento constante (técnico e comportamental), seja parceiro de todas as áreas, seja justo e saiba dar feedback, seja um mentor e não um ditador de regras, tenha amplo conhecimento do negócio, saiba delegar tarefas de forma correta e seja conciliador de conflitos.

Como formar um time de alta performance

Lígia terminou a palestra relevando aos participantes o que é preciso para formar um time de alta performance. “Faça o time pensar, desafie as pessoas de maneira positiva, dê autonomia, recompense financeiramente, avalie os resultados, incentive, tenha interesse pelas pessoas, respeite as pessoas e as diferenças, estimule a prática do job rotation e ajude as pessoas a se desenvolverem”, concluiu.

Sobre a IBE Conveniada FGV

A Fundação Getulio Vargas, fundada em 1944, é reconhecida como a melhor escola do Brasil para preparação de executivos. A IBE Conveniada FGV começou sua trajetória em 1996, e hoje é a mais completa rede de escolas de negócios FGV do interior paulista. Já formou mais de 35 mil executivos no Brasil e no exterior, e diferencia-se pelos programas Top da FGV, com unidades nas cidades de Americana, Campinas, Jundiaí e Piracicaba.

Conheça os cursos oferecidos pela IBE Conveniada FGV: https://www.ibe.edu.br/

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch