Líder que não define qualidade não tem qualidade

O que é qualidade? O que é qualidade para você? Qualidade virou palavra presente em todo e qualquer discurso de dirigentes. Ouvimos sempre quatro palavras permanentes nas mesas empresariais hoje: produtividade, vendas e expansão, mas tudo isso com qualidade. O drama dessas palavras, assim como amor, ética, virtudes, compromisso, dentre centenas, se não forem apresentadas dentro de contornos claros do que significa cada uma em cada situação, no seu contexto, cada colaborador interpreta ao conjunto dos seus próprios valores, dentro do seu padrão de aprendizagem. Vamos ao dicionário. Qualidade: “propriedade, atributo ou condição das coisas ou das pessoas capaz de distingui-las das outras e de lhes determinar a natureza” (Aurélio). Significa também numa escala de valores, permitir avaliar, aprovar, aceitar ou recusar.

Portanto “a nossa qualidade” o que significa? Não basta ser mais um, não significa fazer o que todo mundo faz, ou simplesmente imitar o que é bem feito. Isso pode até ser um bom começo. Mas a sua ou a nossa qualidade, para ficarmos ao pé da letra do dicionário precisaria nos distinguir dos demais, deveria determinar a nossa natureza – quer dizer a nossa “unicidade” no universo. E ainda a nossa qualidade demandaria ensinar clientes, especialistas, examinadores a realizarem avaliações claras. Portanto, toda qualidade exige uma pedagogia, um processo de aprendizado e de educação.

O líder de qualidade será sempre exigido a definir qualidade, caso contrário, será um líder sem qualidade. Mas qualidade representa um processo evolucionário, um programa ascensional de aprendizagem e educação. Tanto da organização em si, quanto de toda uma cadeia de valor, de um entorno e da sociedade, dessa forma não será possível nunca afirmar que uma empresa tem qualidade, se essa qualidade não implicar em realizar saltos educacionais de todo universo onde esse agente atua.

E, mais, exigirá autocrítica, para avaliar se ingredientes poderosos constituintes de elos de uma qualidade empresarial não foram subjugados, subvertidos ou esquecidos, pela precominância de outros. Qualidade será sempre aquela total e percebida. E você, o que é qualidade de relacionamento marido esposa? Pais e filhos? Estudantes e professores? Gestores e colaboradores? Amados e amantes? Não acha que está na hora de discutir a relação da sua qualidade?

Fonte: Exame. Autor: Luiz Tejon

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645