LÍDER: ESPECIALISTA EM RELACIONAMENTOS

LÍDER: ESPECIALISTA EM RELACIONAMENTOS

Rosa Perrella 
Parece haver consenso de que o ser humano é, na essência da sua natureza, um ser de relacionamento.
No exercício da liderança esse fato assume importância ainda mais marcante e decisiva, pois os líderes podem ser capazes de produzir marcas profundas, tanto positivas quanto negativas, no relacionamento com os seus liderados.
Nesta semana, quero compartilhar com os leitores sobre um material extraído de um programa sobre desenvolvimento de competências para o supervisor do século XXI, na íntegra que gostei muito e penso que poderá contribuir para reflexões, preparado por Addere Educação Empresarial.
Conhecer e praticar cada vez mais, melhores ações na busca de relacionamentos produtivos – não repetitivos – é a competência que todas as lideranças deveriam ter em níveis bastante elevados.
Aprender, entender, compreender e refletir sobre o processo da dinâmica do comportamento humano deveria se constituir em um dos principais campos de interesse e estudo por parte daqueles que exercem liderança. Afinal das contas, as pessoas que exercem qualquer tipo de liderança deveriam ser, antes de tudo, “especialistas” em gente, e não apenas em coisas.
Infelizmente, a realidade tem me comprovado que é grande o número de pessoas em posições de liderança que ignoram os princípios elementares e básicos que orientam, direcionam e motivam o comportamento das pessoas.
Foi com base em observações e comentários identificados durante os trabalhos que tenho realizado que selecionei quatro questões bastante simples que me parecem merecer atenção por parte dos líderes.
1 – Aprender a “sentir”
2 – Aprender a conviver
3 – Aprender a não conviver com o pensamento único
4 – Aprender que encontramos nas pessoas aquilo que procuramos
Líderes são pessoas que acreditam, genuína e autenticamente, não ingenuamente, que as pessoas podem crescer, se desenvolver e contribuir, se estiverem sendo lideradas como pessoas potencialmente interessadas e contributivas.
Tenho expectativas de que esses comentários contribuam para que os líderes reflitam sobre como andam conduzindo seus diversos relacionamentos, tanto na vida pessoal e profissional.
Rosa Perrella é consultora em gestão de pessoas, coaching e mentoring organizacional, palestrante e professora nos cursos de Pós Graduação e de Capacitação Gerencial na IBE FGV Campinas. Especialista em gestão de lideranças e desenvolvimento de equipes.  Mestranda em Educação, formada em Administração,  com  MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores pela IBE Conveniada FGV Campinas, além de Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios, Psicologia Transpessoal, Marketing Empresarial, Gestão de Pessoas e Negociação Avançada.
Fonte: http://www.panoramadenegocios.com.br/2014/08/coluna-da-professora-rosa-perrella_16.html

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645