Isolamento Social

A pandemia persiste.  O Brasil confirmou mais 449 óbitos em 24 horas e as mortes por coronavírus no país chegaram a e 5.466 (enquanto esse texto era escrito). O estado de São Paulo, epicentro da crise sanitária no país, tornou obrigatório o uso de máscaras em todo o transporte público, inclusive táxis e aplicativos.

Por todos os lados, lutamos com a nova rotina imposta pelo isolamento social. Em tempos de home office, mudanças da legislação trabalhista, redução de jornadas e salários, incertezas econômicas e políticas, temos de administrar a comunicação a distância, o trabalho do dia a dia, e os resultados.

É visível o investimento de tempo e energia para obtenção de produtividade. Afinal, gerenciar e ser gerenciado a distância é um pouco mais complicado do que parece.

Estabeleça uma rotina, planeje seu dia, mantenha-se fiel ao se trabalho, mas, para manter a mente focada, é preciso dar ouvidos ao corpo.

 

Veja as dicas que recomendamos:

Se você faz longas horas de trabalho monótono, pode perde o foco e a concentração e se distrair com coisas inúteis. Não se castigue por isso, mas ouça os sinais do seu corpo. O corpo grita para você. Aqui estão algumas “distrações” que definitivamente podem ajudar a obter melhores resultados e ter mais produtividade.

Meditação

É uma coisa complicada e incompreensível. Mas não subestime o poder de “fazer nada”. Sente-se ou deite-se em uma pose confortável. Ative os “sons da natureza” no YouTube. Feche seus olhos. Faça seis respirações profundas e exalações. Tente não pensar nisso por pelo menos 10 minutos. Ou pense em uma coisa: concentre-se em um lugar específico: praias, cachoeiras, florestas de pinheiros.

 

Leitura

Em todos os lugares, vemos 100.500 recomendações de livros que valem a pena. Mas, a maioria deles é psicologia, gerenciamento de tempo, casos de negócios e outra literatura científica popular ou incentivos à motivação e produtividade. É claro que é útil e interessante, mas nunca captura e, mais ainda, não distrai seu cérebro do trabalho básico e dos problemas do dia a dia.

Há quanto tempo você não lê ficção? Reserve meia hora e mergulhe em outra dimensão: lute contra os moinhos de vento, ame, viaje, salve o mundo – tudo sem sair do sofá.

 

Treinamento físico

Quantos memes você já viu sobre “formação de gordura” durante a quarentena? Isso ainda não o motiva a se levantar do computador agora e sentar-se 30 vezes? Após meia hora de trabalho – repita. Flexões de braço ou flexões – seja o que for que a alma se inclinar a fazer, faça, mas mova-se!

Se você precisa de um sinal para começar, é esse. Faça!

 

Dança

Eu devo atribuir isso à seção “educação física”. Mas o truque é que você não pode gerenciar a vida sem música. Isso é ainda mais eficaz que a meditação, porque aqui você está se concentrando inconscientemente no corpo, e também está perdendo calorias. Apenas uma combinação para o corpo e o cérebro. Não vou lhe dizer como e com que música dançar, porque é uma questão de gosto. Apenas tente!

 

Lembre-se

Não tenha vergonha de fazer pausas. Cansar enquanto não faz nada é normal. Você nem sempre pode ser produtivo, mesmo que tenha dormido o suficiente, comido e ninguém o incomode. O descanso não roubará suas preciosas horas de trabalho, mas melhorará sua capacidade de trabalho.

 

Veja mais conteúdos como esse no nosso blog!

 

IBE Conveniada FGV

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0