Isolamento Social

A pandemia persiste.  O Brasil confirmou mais 449 óbitos em 24 horas e as mortes por coronavírus no país chegaram a e 5.466 (enquanto esse texto era escrito). O estado de São Paulo, epicentro da crise sanitária no país, tornou obrigatório o uso de máscaras em todo o transporte público, inclusive táxis e aplicativos.

Por todos os lados, lutamos com a nova rotina imposta pelo isolamento social. Em tempos de home office, mudanças da legislação trabalhista, redução de jornadas e salários, incertezas econômicas e políticas, temos de administrar a comunicação a distância, o trabalho do dia a dia, e os resultados.

É visível o investimento de tempo e energia para obtenção de produtividade. Afinal, gerenciar e ser gerenciado a distância é um pouco mais complicado do que parece.

Estabeleça uma rotina, planeje seu dia, mantenha-se fiel ao se trabalho, mas, para manter a mente focada, é preciso dar ouvidos ao corpo.

 

Veja as dicas que recomendamos:

Se você faz longas horas de trabalho monótono, pode perde o foco e a concentração e se distrair com coisas inúteis. Não se castigue por isso, mas ouça os sinais do seu corpo. O corpo grita para você. Aqui estão algumas “distrações” que definitivamente podem ajudar a obter melhores resultados e ter mais produtividade.

Meditação

É uma coisa complicada e incompreensível. Mas não subestime o poder de “fazer nada”. Sente-se ou deite-se em uma pose confortável. Ative os “sons da natureza” no YouTube. Feche seus olhos. Faça seis respirações profundas e exalações. Tente não pensar nisso por pelo menos 10 minutos. Ou pense em uma coisa: concentre-se em um lugar específico: praias, cachoeiras, florestas de pinheiros.

 

Leitura

Em todos os lugares, vemos 100.500 recomendações de livros que valem a pena. Mas, a maioria deles é psicologia, gerenciamento de tempo, casos de negócios e outra literatura científica popular ou incentivos à motivação e produtividade. É claro que é útil e interessante, mas nunca captura e, mais ainda, não distrai seu cérebro do trabalho básico e dos problemas do dia a dia.

Há quanto tempo você não lê ficção? Reserve meia hora e mergulhe em outra dimensão: lute contra os moinhos de vento, ame, viaje, salve o mundo – tudo sem sair do sofá.

 

Treinamento físico

Quantos memes você já viu sobre “formação de gordura” durante a quarentena? Isso ainda não o motiva a se levantar do computador agora e sentar-se 30 vezes? Após meia hora de trabalho – repita. Flexões de braço ou flexões – seja o que for que a alma se inclinar a fazer, faça, mas mova-se!

Se você precisa de um sinal para começar, é esse. Faça!

 

Dança

Eu devo atribuir isso à seção “educação física”. Mas o truque é que você não pode gerenciar a vida sem música. Isso é ainda mais eficaz que a meditação, porque aqui você está se concentrando inconscientemente no corpo, e também está perdendo calorias. Apenas uma combinação para o corpo e o cérebro. Não vou lhe dizer como e com que música dançar, porque é uma questão de gosto. Apenas tente!

 

Lembre-se

Não tenha vergonha de fazer pausas. Cansar enquanto não faz nada é normal. Você nem sempre pode ser produtivo, mesmo que tenha dormido o suficiente, comido e ninguém o incomode. O descanso não roubará suas preciosas horas de trabalho, mas melhorará sua capacidade de trabalho.

 

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