Global
Internacionalize sua empresa – Muitas empresas possuem o sonho de internacionalização de sua marca. O que muitas não sabem é que esse sonho pode facilmente virar realidade. A globalização dos mercados já é uma realidade para muitas empresas brasileiras há pelo menos uma década.

Com a forte evolução da tecnologia, os novos modelos de inovações e o rápido avanço da internet, a concorrência no mundo dos negócios tem se tornado brutal e, justamente por essa razão, ter o comércio exterior como aliado pode salvar sua empresa ou ainda posicioná-la num patamar mais elevado do que atualmente ela ocupa perante seus concorrentes.

Em tempos de crise, precisamos rapidamente quebrar alguns tabus existentes no empresariado brasileiro. Desmistificar o comércio exterior é fundamental para a evolução de nossas empresas. O comércio exterior parece um objetivo distante para muitos empresários, talvez por desconhecimento, pela sensação de dificuldade de sucesso nas operações ou mesmo pela tão evidente burocracia brasileira. No entanto, todas essas condições podem ser facilmente superadas ao passo que o empresário se familiariza com o comércio exterior e, principalmente, conta com uma boa empresa de assessoria e consultoria para condução de seus negócios.

A importação garante uma vantagem competitiva como diferencial de mercado. Por vezes, importar equipamentos, peças, matérias primas e, principalmente máquinas, garante um crescimento significativo para a empresa, capaz de gerar economia, lucro e inovação para se destacar perante a concorrência.

Já a exportação significa a conquista de novos mercados. Através do reconhecimento de sua marca no exterior, sua empresa garante um ponto de equilíbrio mais sólido que as demais, garantindo a venda de seus produtos para mercados em que a crise não seja uma preocupação vigente.

O comércio internacional é um mundo de oportunidades, seja na importação ou na exportação. Sua empresa deve experimentar as vantagens de estar inserida no mercado global, independentemente de seu tamanho. Esta questão deve estar bem clara na mente do empresário, não importa o tamanho de sua empresa, no comércio exterior as oportunidades são pra todos.

O primeiro passo para internacionalizar sua empresa é habilitá-la no RADAR da Receita Federal. Com a nova legislação a respeito do tema, a burocracia foi consideravelmente reduzida, bem como o prazo para análise do pleito. Uma empresa especializada em assessoria e consultoria na área de comércio exterior é capaz de ajudar sua empresa a dar o primeiro passo.

Fique de olhos abertos, o mercado interno pode estar ficando pequeno para o potencial de sua empresa.

Renan Rossi Diez é aluno na Pós-graduação em Administração de Empresas e no MBA, ambos os cursos pela IBE Conveniada FGV Campinas. Atua na área de comércio exterior desde 2006 e, atualmente, é diretor na Intervip Comércio Exterior, empresa que presta serviços de assessoria e consultoria na área de comércio exterior.

Fonte: Revista Portuária

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0