Inteligência

Inteligência Emocional: como ela pode melhorar seus resultados? – Palestra fala sobre percepção e empatia: como desenvolver e utilizar

Todas as ações são impactadas pelas nossas emoções e, muitas vezes, acabam interferindo no resultado final. Para falar sobre esse assunto, a IBE Conveniada FGV promove, no dia 12 de setembro, às 19h30, na Associação Comercial e Industrial de Iracemápolis – ACIAI, a palestra “Inteligência Emocional: Como melhorar seus resultados” com a professora Rita Ritz.

A professora ressalta que todas as nossas ações diárias são afetadas por emoções, sejam elas boas ou até mesmo desconfortáveis. Por isso, saber identificar qual delas se sobressai em determinada situação é importante para endereçar melhor os resultados finais. “Ter essa consciência me ajuda a qualificar melhor as minhas ações. Independentemente do nível que a gente atua dentro de uma organização, a gente precisa opinar o tempo inteiro, sendo essas decisões mais operacionais ou estratégicas”, completa.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo site: http://bit.ly/2CfAFi2. A ACIAI fica na Rua Pedro Chinelato, 490, Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3739 6420, pelo número de WhatsApp (19) 99840-1900 ou pelo e-mail [email protected].

Como funciona o projeto

A ideia de levar os docentes da FGV às cidades da RMC faz parte de uma iniciativa que visa promover encontros que colaborem com o desenvolvimento econômico e social. Na visão do presidente da IBE Conveniada FGV, Heliomar Quaresma, somente assim poderemos evoluir para uma economia mais sustentável. “Muitos ainda não têm ideia de que podem usufruir do mais alto conhecimento de negócios nas áreas de economia, pesquisa, gestão e administração, entre outros, da Fundação Getulio Vargas. Com essa iniciativa, poderemos estimular o crescimento e evolução da região”, ressalta.

Sem contar com investimento para a participação, os critérios de seleção dos interessados levam em consideração a formação e experiência dos participantes. “Assim, todos podem ganhar com a experiência de participar de um encontro de pessoas com as ambições de melhoria pessoal ou do seu negócio”, completa Quaresma.

Associações, empresas organizações que se interessarem em receber e sediar os encontros, podem ligar na sede da instituição em Campinas e se inscrever no departamento de Eventos. Os contatos são (19)3739-6420, pelo WhastApp (19) 99840-1900 ou pelo e-mail [email protected].

Sobre a escolha do tema:

As novas exigências do mercado de trabalho mostraram que a inteligência emocional e o autoconhecimento tem se tornado essencial para o aprimoramento no ambiente profissional. Hoje, para se destacar na carreira, não basta ter apenas o conhecimento ou técnica. Segundo a professora, a partir do momento em que existe a identificação das emoções, conseguimos acessar ao máximo a nossa produtividade. “Ou seja, conseguimos fazer com que essas emoções, mesmo quando não são favoráveis, interfiram pouco nas minhas tomadas de decisões”, completa.

Rita ainda destaca que muito mais do que identificar as nossas decisões, confiar na nossa intuição é essencial. “Se eu percebo que eu estou tomando uma decisão e ainda sim estou com uma sensação de descrédito durante o processo, eu posso ter consciência disso e mudar as minhas decisões antes de tomar a decisão em si”, fala.

Sobre a Palestrante:

Rita Ritz é doutora em Política Científica e Tecnológica (2008) e Mestre em Qualidade (1999), ambos pela Universidade Estadual de Campinas. Graduação em Estatística (1985) também pela Unicamp. Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Palestrante em temas como Empreendedorismo, Motivação, Conflito de Gerações e outros. Profa. do Programa MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas – FGV Management. Profa. do Programa MBA da Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep. Autora de artigos científicos apresentados em congressos. Experiência profissional na área de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional (DO) voltada para diversos segmentos atuando como gestora, gerenciando e implantando políticas voltadas ao DO. Consultora de Empresas nas áreas de RH, Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Organizacional.