Inbound

“Uma marca tem de parecer um amigo.” Howard Schultz – Starbucks – Inbound Marketing e Branding são ações estratégicas de marketing que falam sobre amor acima de tudo. O objetivo é encantar e criar um relacionamento forte e duradouro com o público. É fazer o cliente se sentir membro da sua empresa e fator decisivo na tomada de decisões. Sim! O foco são eles e não mais você.

O perfil do consumidor prosumer

Antigamente, as pessoas eram receptivas às informações veiculadas nas mídias tradicionais e não podiam interagir com elas, dando o retorno positivo ou negativo para as marcas através do mesmo canal.

O consumidor mudou. E mudou quando a internet passou a ser elemento indispensável no seu dia a dia. Segundo o IBGE, metade da população brasileira possui acesso a internet. São 95,4 milhões de pessoas conectadas a rede diariamente.

O cenário atual nos permite ser produtor e consumidor de conteúdo, dando acesso a todo e qualquer tipo de informação sobre as marcas e seus produtos/serviços. Deixamos de ser passivos para nos tornarmos cem por cento ativos, avaliando as vantagens e desvantagens de cada produto até darmos o próximo passo para efetuar a compra. Muitas vezes, sabemos mais sobre as marcas e seus produtos do que elas mesmo.

Branding e o cenário digital

E é nesse contexto digital, com consumidores informados e seletivos, que as marcas começam a perceber a necessidade de mudar e transformar a sua forma de comunicar e se relacionar com eles: os responsáveis por bombear sangue para todo o corpo corporativo. Eles são o coração da sua empresa.

Sabemos que branding é muito mais do que a criação de identidade visual. É a análise profunda da sua marca, histórico, posicionamento, crenças e valores. É a hora que olhamos para dentro de forma analítica afim de levantar os pontos de aprimoramento. Para os CEOs, esse é um momento desafiador, delicado e, muitas vezes, doloroso, porque é necessário estar aberto a mudanças, críticas e implementação de novas práticas em pró do crescimento da empresa.

No cenário digital não há espaços para marcas invasivas, sem identidade e coerência. Apenas empresas que causam impacto e experiências positivas são lembradas e amadas. Marcas que se preocupam, não só em vender, mas em realmente fidelizar seus clientes, são as marcas que deixariam o consumidor extremamente triste se deixassem de existir.

Mais uma vez estamos falando sobre amor. Um projeto de branding bem executado é capaz de criar marcas que jamais serão esquecidas, como o primeiro amor.

Inbound Marketing gera percepção de valor para as marcas

Inbound Marketing veio para propor uma nova forma de comunicar e atender aos anseios do novo consumidor, cansado de ofertas que não atendem as suas necessidades. Segundo a Gartner Research, Até 2020, 85% dos consumidores irá tomar sua decisão de compras sem falar com um humano. O foco aqui não são vendas, e sim, educar, entreter e informar pessoas dispostas a encontrar soluções para os seus problemas através da ajuda que a sua empresa pode oferecer por meio de conteúdos ricos e informativos. Ao estender as mãos para o seu público, você estará criando laços eternos e uma amizade de amor e fidelidade. Isso não tem preço!

Autoridade, credibilidade e confiança

Quando você cria e oferta conteúdo de valor, seja ele um artigo publicado no blog, um e-book que estará por trás de uma landing page, um vídeo ou um infográfico totalmente visual e estatístico, você cria autoridade e visibilidade para a sua marca no ramo em que atua. Sua empresa deixa de falar apenas sobre si para oferecer ajuda as pessoas que realmente estão em busca dessas informações. Ela passa a ser referência e a primeira opção para a sua audiência. Você enfim conquista a confiança do consumidor.

Redes Sociais e o diálogo

Na estratégia de Inbound Marketing você precisa ser ativo nas Redes Sociais. É através dessas ferramentas que seus conteúdos serão compartilhados. É aqui que conseguimos ficar mais próximos da nossa audiência, criando um diálogo saudável onde finalmente o receptor poderá expressar sua opinião. Essa presença ativa nos permite ouvir do público os feedbacks positivos e negativos sobre nossa performance atual e aprimorar tais pontos afim de cada vez mais proporcionar a melhor experiência para o consumidor.

Os usuários dessas ferramentas são pessoas em busca de informação, entretenimento e relacionamento. Sua marca precisa estar presente para suprir essa necessidade. As Redes Sociais são espaços perfeitos para você criar engajamento, interação e troca de informações com as pessoas.

Tom que cria laços reais

No Marketing Tradicional estávamos acostumados a focar em vendas cem por cento e isso refletia na nossa forma de comunicar. Falávamos incansavelmente sobre nossos produtos e o quão bons eles eram. Mas essa não é a forma mais adequada quando queremos estreitar laços. Quando falamos com um amigo, por exemplo, tentamos auxiliá-lo, propor os melhores caminhos para ajudá-lo a resolver seus problemas da melhor forma possível. Tornamo-nos amigos porque estamos preocupados em ajudar, ouvir e dialogar. Por isso quando a sua marca falar, não importa qual veículo esteja usando, fale sempre com a intenção de ajudar o consumidor.

Branding e Inbound Marketing andam de mãos dadas

Eu diria que essa é a combinação perfeita para o fortalecimento da imagem da sua empresa. É o percurso ideal para criar uma marca que é sinônimo de valor e credibilidade para a sua audiência. É ver pessoas pensando no seu produto e não imaginando a vida sem ele. Quando isso acontecer, sua marca terá atingido o topo do sucesso e o objetivo principal: encantar e tornar-se inesquecível para as pessoas.

Fonte: Hubspot

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