Você já parou para refletir efetivamente sobre a importância da gestão da mudança na era atual? Quais suas características e impactos no mundo do negócios? É o que vamos abordar nesse conteúdo.
Nessas últimas décadas do atual Antropoceno – a era da humanidade e de seu elogio à artificialidade – o Homo sapiens, como indica Harari (2016, p.80-81), se consolidou como o mais importante fator individual de mudanças na ecologia global e segue reescrevendo as regras do jogo.
De maneira evidente e inquestionável, a arquitetura, bem como as relações mercadológicas constituídas por esse Homo deus (Harari, 2016), não poderiam passar imunes a essa mão-mente-humana (Brandão, 2021) que tudo agarra e transforma. E a tendência é que as modificações operadas pelos humanos irão aumentar exponencialmente nos próximos anos em todos os campos do conhecimento. Dentre as previsões estão a Web 3.0, o Metaverso, o Transhumanismo etc. Seja qual for a natureza das modificações disruptivas em fase de desenvolvimento ou de implantação, não se adaptar a elas é estar fadado ao fracasso.
Logo, mostra-se crucial ao mundo dos negócios remodelar-se de maneira dinâmica e assertiva, fazendo uso de metodologias apropriadas e explorando habilidades, ambas, capazes de obter o máximo possível de vantagens competitivas sustentáveis. A meta é conseguir retornos comerciais acima da média mercadológica, a partir do desempenho excelente de seus colaboradores aliado a estratégias arrojadas, que associam recursos disponíveis com as oportunidades identificadas no mercado.
Na era do Antropoceno transpassado pelo digital, nunca como no momento presente foi tão essencial ao escopo empresarial conhecer, desenvolver competências específicas e aplicar, por exemplo, as técnicas próprias à sobrevivência em ambiente dialógico, donde ser fundamental o conhecimento de técnicas próprias ao Marketing digital – dentre outras expertises apropriadas ao contemporâneo espírito transformador humano – se se deseja ampliar a performance e alcance de qualquer empreendimento.
Diante dessa realidade, torna-se imprescindível a badalada gestão de mudança. Mas, o que seria isso mesmo?
A Gestão da Mudança
Mais que um termo da moda, a gestão de mudança estrutura-se como um conceito fundamental de gerenciamento empresarial. Muito embora não seja novo, visto que sua configuração remonta ao início do século XX, a concepção começou a ganhar espaço no meio institucional apenas na década de 90 do século passado e somente adquiriu popularidade a partir dos anos 2000.
A gestão de mudança se estabelece como um conjunto de práticas e estratégias colaborativas (por envolver gestores, equipes e todo o complexo institucional) que tem como intuito a promoção de processos empresariais adaptativos saudáveis implementados de forma ágil e eficiente ante à mudanças (sejam elas problemas ou oportunidades específicas com base em estímulos externos), minimizando traumas indesejáveis aderentes à cultura organizacional e ao negócio como um todo, oportunizando a estruturação de uma visão estratégica aplicada e apta a instituir impactos assertivos nos processos, nas estruturas, bem como nos sistemas institucionais e funcionais, com o propósito de preservar o posicionamento da entidade jurídica favorável em meio ao universo dos empreendimentos e seguir ampliando dividendos.
Tendo-se em vista a impossibilidade de se fugir das transformações que retratam o espírito de cada época, a gestão de mudança em meio aos negócios permite e convida a vivenciar as modificações em voga – sejam elas tangíveis ou não – com competência suficiente para delas extrair o máximo de oportunidades possíveis, aumentando a probabilidade de retorno sobre investimentos e dessa maneira assegurando o sucesso dos empreendimentos, além de minimizar impactos individuais indesejáveis.
Trata-se também de uma metodologia que contempla aspectos multi e interdisciplinares estruturada com vistas a preparar e guiar a empresa de modo seguro pelas transformações em curso, oferecendo ferramentas e condições essenciais, logo necessárias, para que o todo institucional possa se adaptar às mudanças (revisão crítica que envolve também o remodelar muita das vezes dos objetivos e metas empresariais) sem resistência e sem maiores dificuldades além das intransponíveis. Com essa finalidade, a gestão de mudança visa implementar um processo de transição organizacional que envolve todos os âmbitos do empreendimento de modo que cada setor, cada indivíduo, possa atuar da maneira desejada com resultados que superam as metas delineadas.
Por essa razão, são comumente elencados alguns passos fundamentais para que a gestão de mudança ocorra de modo exemplar. Dentre eles pode-se destacar a necessidade de se definir com precisão a mudança a ser incorporada e como ela deve ser alinhada aos objetivos empresariais. Feito esse para casa inicial, é inevitável determinar os impactos desses ajustes no todo institucional e os setores e profissionais que serão diretamente afetados. Finalizado esse diagnóstico preliminar, é crucial a elaboração de uma estratégia de comunicação interna com vistas a propagar a todos os colaboradores as informações essenciais referentes ao processo adaptativo iniciado na empresa.
Instauradas essas etapas, torna-se necessária a realização de treinamentos e suporte para que todos possam se ajustar às modificações implementadas, desenvolvendo comportamentos e habilidades favoráveis ao novo perfil empresarial requerido. Mensurar as perdas e ganhos ocorridos durante esse processo é essencial. Somente assim será possível ter clareza sobre o impacto das transformações no negócio e sobre possíveis reajustes que ainda se mostrarem necessários e saná-los tendo por meta a reestruturação institucional exemplar e bem gerida.
A gestão da mudança em meio a pressão do digital
E um ponto decisivo a ser reforçado e jamais esquecido é que a contemporaneidade caracteriza-se e modifica-se em igual medida em função dos desdobramentos digitais disruptivos que não cessam de eclodir diariamente. É que a mão-mente-humana tudo agita e transforma, jamais deixando pedra intacta. Com a criação dos chips superbaratos e amplamente acessíveis, o próprio humano se transformou em artifício conectado 24 horas por dia.
Com a promessa do Metaverso associado à Internet das Coisas (Internet of Things-IoT), o mundo nos próximos anos se mostrará ainda mais ágil e fluido e a humanidade se converterá num conjunto de trabalhadores e consumidores que operam integralmente em sinergia com a IoT, revolucionando radicalmente hábitos de consumos e as práticas de mercado. Logo, por esse motivo, desenvolver habilidades tecnológicas se faz igualmente fundamental.
Saber aplicar esse conhecimento e se beneficiar dessa inédita tessitura de realidade em desenvolvimento mostra-se essencial e determinante para qualquer ser humano e principalmente para aqueles à frente de organizações, instituições, indústrias e empresas de qualquer nicho de mercado. Saber estruturar um plano de negócio e principalmente estratégias próprias à gestão de mudança que favoreçam a presença, a captação de novos clientes em ambiente digital, preservando a clientela antiga é em igual medida inevitável à sobrevivência e permanência excelente do empreendimento.
Sendo a Internet a principal mídia na ambiência contemporânea, presente inclusive na órbita particular dos negócios, mostra-se salutar aos gestores e organizações assenhorar-se das estratégias próprias ao Marketing Digital, transformando-o em grande aliado com vistas a consolidar, diversificar e tornar permanente a oferta de produtos e serviços também em ambiente digital no curto, médio e longo prazo, demarcando com criatividade, inovação e pioneirismo a presença da marca no mercado, assegurando tanto a fidelização do cliente quanto o fortalecimento e sustentabilidade das ações.
Logo, utilizar os diferentes canais on-line para amplificar as estratégias de gestão de negócios caminha pari passu com a gestão de mudança hábil em prever e incorporar com antecedência desdobramentos que precisam ser absorvidos com celeridade e assertividade. Essa atividade favorece não apenas ganhos internos, mas oportuniza também a obtenção de resultados positivos referente ao posicionamento da marca frente à concorrência.
Aposte numa formação que faça diferença
No atual cenário delineado, desenvolver habilidades e competências próprias à vivência, permanência e enfrentamento de crises com vista a obtenção de ganhos reais e desenvolvimento sustentável seja da carreira seja do empreendimento que se pretenda gerenciar é imprescindível.
Todavia, essa expertise não se desenvolve do dia pra noite e muito pouco são os casos de autodidatismo vitorioso. Por esse motivo, investir numa formação sólida é um ato de amor próprio e inteligência aplicada.
Mergulhe no espírito do seu tempo. Invista num conjunto de conhecimentos e habilidades específicos com excelência comprovada que te coloque no lugar que você deve e merece estar. A meta é seguir sendo essa mão-mente-humana que tudo manipula e amplia com sucesso e originalidade.