IMPACTO DO 5G NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

5G e relações de trabalho

O 5G é uma tecnologia que já está dominando boa parte do mundo, chegando a quase um terço do globo que tem acesso a ela. No Brasil, apesar de ser um país muito tecnológico, o 5G ainda está dando os primeiros passos e, em novembro de 2021, a Anatel finalmente realizou o leilão que garantirá a implementação no país.

E, como muita gente já vem percebendo, o 5G está disponível em algumas regiões e, segundo as obrigações da Anatel, ele deverá atender todas as capitais e o DF com uma antena para cada 100 mil habitantes, pelo menos.

Com tanta expansão, o 5G tem tudo para mudar muita coisa por aqui, inclusive as relações de trabalho. E é sobre isso que vamos falar no texto de hoje, explicando sobre como vai funcionar o 5G no Brasil e como isso vai impactar o nosso mercado de trabalho. Veja abaixo!

Como vai funcionar o 5G no Brasil?

Antes de mais nada, precisamos entender o que é o 5G e como ela vai funcionar por aqui. De modo geral, o 5G é a internet de quinta geração, que vem para substituir o 4G que já estamos adaptados há algum tempo.

O 5G, como é de se esperar, foi pensado para suportar o grande volume de informação que as pessoas estão trocando o tempo todo, com o aumento do uso dos smartphones e também os arquivos mais pesados sendo processados muito mais vezes ao longo do dia, como vídeos, streamings, fotos em altíssima qualidade, entre outros. O 5G promete uma conectividade melhor e também uma cobertura mais ampla, algo que é muito importante para quem vive de internet, como é o caso de milhares de profissionais de TI, do Marketing Digital e até os influenciadores, que hoje dominam as redes sociais.

E como o 5G vai impactar as relações de trabalho?

Para respondermos essa questão, basta pensarmos em como a internet em si impactou as relações de trabalho, exigindo funcionários mais produtivos, mais conectados e oferecendo para eles um suporte gigantesco para as tarefas básicas, que passaram a ser realizadas pelo computador – garantindo que o time focasse em atender os clientes e em atividades mais intelectuais.

Com o 5G, espera-se mudanças similares, pois a tecnologia vai permitir que haja mais integração entre as máquinas, oferecendo mais possibilidade de aumentar a produtividade devido à internet muito mais rápida.

O time vai poder focar – ainda mais – em processos intelectuais, como em estratégias e no bom uso das ferramentas que vão poder ser implementadas com a internet mais rápida e muito mais abrangente.

Outro ponto que pode mudar muito com a implementação do 5G é o fato de que o acesso à rede será mais seguro, o que vai permitir que os programadores tenham mais liberdade de criar softwares e soluções inovadoras, já que os ataques de hackers serão mais raros. Dessa forma, temos um time com ainda mais ferramentas para explorar e com uma produtividade excelente.

É claro que, assim, as pessoas precisam se especializar ainda mais, porque os trabalhos são mais específicos nessa nova era, como já aconteceu com o surgimento da internet. Alguns pontos que valem ser destacados a respeito da relação de trabalho e do 5G:

 

  • A equipe vai precisar ser mais especializada, o que pode gerar uma demanda alta de novos cursos que ofereçam essa bagagem para que as pessoas estejam prontas para vagas que exigem mais. Por outro lado, as empresas vão precisar oferecer mais benefícios e melhores salários para essa equipe que será muito mais produtiva do que antes.

 

  • O treinamento de segurança na internet vai ter que ficar mais padronizado e a equipe vai precisar entender bem o que o 5G vai mudar na empresa. É preciso alinhar as expectativas e garantir que os novos programas implementados com a ajuda da internet mais rápida sejam mesmo seguros.

 

  • A área de TI será a mais afetada, pois será necessário implementar novos softwares e mudar a forma como se trabalha com eles. Tudo isso é um processo relativamente gradual, mas que não acontece tão lentamente quanto imaginamos. O TI já vem mudando e o profissional da área precisa se especializar para conseguir seu espaço no mercado.

 

  • A internet das coisas, como falamos no Brasil, veio para ficar e o 5G somente irá intensificar o seu uso. A Inteligência Artificial, por exemplo, será algo muito mais comum com a possibilidade de uma internet que suporte esse tipo de interação com mais segurança. Além disso, é possível que se tenha muito mais interação entre as máquinas, que serão mais inteligentes e capazes de realizar inúmeras tarefas. O 5G vai permitir que mais pessoas tenham acesso a essas tecnologias, facilitando a conexão e o avanço no país.

 

O 5G no Brasil ainda funcionará de forma intercalada com o 4G e até mesmo com o 3G em alguns locais. Mas, a expectativa é que logo a tecnologia se expanda e chegue até mesmo em cidades pequenas. Enquanto isso, as empresas se preparam para as mudanças!

Gostou? Compartilhe o texto!

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645