IBE Conveniada FGV LANÇA O LIVRO TOP PROJECTS

IBE Conveniada FGV LANÇA O LIVRO TOP PROJECTS

22 de junho de 2015.

O livro Top Projects será lançado na noite desta terça feira (23/06) na IBE Conveniada FGV Campinas, durante a entrega do 3º Prêmio de Excelência Acadêmica. Em sua terceira edição, a publicação é uma coletânea de 19 trabalhos de conclusão de curso dos alunos de MBA da escola de negócios, selecionados a partir do viés de sustentabilidade.

Levando em consideração as crises hídrica, elétrica e econômica do ano passado, os projetos que compõem o livro foram pensados de forma mais humanizada, impactando não somente as organizações e seus colaboradores, mas também a comunidade em torno.

Para o presidente da IBE Conveniada FGV, Heliomar Quaresma, a problemática ambiental impõe uma grande responsabilidade aos executivos. “Nossos cursos formam presidentes, diretores e líderes que estão sempre à frente dos negócios e transformações das empresas. O papel desses profissionais é fundamental para que as companhias se engajem na construção de um ambiente melhor e é por isso que passamos a incentivar e publicar os trabalhos com esse viés”, destaca.

Quaresma explica que a escola de negócios tem a sustentabilidade no DNA. “Nós nascemos com a responsabilidade de construir um ambiente sustentável. Temos um manual de boas práticas, trabalhamos com projetos sustentáveis em diversos setores e também recebemos o prêmio RAC/Sanasa pela publicação do Top Projects”, conta.

Alunos do curso de MBA em Gestão Empresarial, na unidade de Americana, Gabriel Daré, Luciana dos Santos, Luís Carlos da Silva, Marcia Aparecida de Oliveira Ruela e Sergio Loretto Ikeda Norcia criaram um plano de negócio para produção de energia a partir da luz solar para a Sindustrial Engenharia, com fábrica na cidade de Bauru e com obras dentro da USP, em São Paulo. O projeto saiu rapidamente da ideia para a prática e já está em funcionamento. “Basicamente, o sistema fotovoltaico funciona com o mesmo princípio dos aquecedores solares, porém, ao invés de reduzir o consumo elétrico apenas, esse sistema é capaz de suprir todo o consumo de energia de uma residência, comércio e indústria, ou mesmo para geração em grandes escalas”, explica Gabriel.

De acordo com ele, o impacto na organização e na sociedade é buscar a sustentabilidade da comunidade com redução dos gastos excessivos de energia, trocando a matriz energética poluente. “Hoje, a energia produzida no país é basicamente produzida por geradores diesel, muito poluentes, e hidrelétricas, que causam diversos impactos negativos tanto ambientais quanto sociais. O objetivo do nosso sistema fotovoltaico é tornar as casas e empresas mais sustentáveis, de forma que possamos agredir menos o ambiente e, de quebra, diversificar nossa matriz energética”, conclui.

Para ser sustentável, um sistema não precisa apenas se manter, mas também evoluir. A partir desta premissa, a jornalista Isabel Prado, consultora organizacional e aluna do MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, focou seu trabalho na integração dos três quocientes: de inteligência, emocional e espiritual. Seu novo olhar já está em fase de implantação em empresas atendidas por ela.

O projeto consiste em fazer da organização também um espaço transformador/educativo, onde as pessoas tenham oportunidades de se desenvolver em todos os sentidos, de uma maneira integral, e não apenas pela sua capacidade de produzir com vistas ao lucro.  “É olhar a organização em três níveis: o do indivíduo, o do ambiente e o dos objetivos do negócio; e implementar ferramentas de mudanças e aprimoramento em cada um deles”, explica

O principal objetivo do projeto é colocar em pauta a discussão sobre a necessidade de um modelo de gestão mais humanizado, refletindo sobre o papel que as empresas têm hoje na condução de objetivos comuns à sociedade e ao planeta. “Trata-se de olhar o negócio como uma parceria, onde um precisa do outro, e onde ambos podem sair ganhando. Seria mais ou menos como dizer que a empresa paga meu salário e eu produzo para ela, mas também sou consumidor do que ela faz (direta ou indiretamente), então somos interdependentes”, diz. “Numa relação desse tipo, a organização assume sua parte na responsabilidade e o colaborador tem a oportunidade de sair do papel de vítima”, conclui.

 

Fonte: http://www.panoramadenegocios.com.br/2015/06/ibe-fgv-lanca-o-livro-top-projects.html

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645